Declaração Anual do MEI: como fazer?

Superintendência da Receita Federal, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Todos os Microempreendedores Individuais do Brasil devem fazer a declaração de MEI pelo portal DASN-SIMEI (Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual). Mesmo sem movimentação no ano em questão, a declaração é exigida, haja visto que nela se informam rendimentos e tributos pagos no ano anterior.

É um processo muito simples de ser feito e hoje você aprenderá a como fazer. Siga os passos disponibilizados abaixo.

1 – Entre no site da declaração anual do microempreendedor individual. Para isso, clique aqui. Após entrar no site, digite seu CNPJ no campo principal.

Foto: Reprodução/Raquel Freire

2 – Com o sistema aberto, clique na opção “Declarar/Retificar”; no campo “Ano Calendário” escolha 2021; em “Tipo da Declaração”, deixe como “Original” e clique no botão de Continuar.

Foto: Reprodução/Raquel Freire

3 – Coloque os valores recebidos no ano de 2021, de acordo com os campos que indicam de onde foram recebidas as receitas (comércio e indústria/ prestação de serviços). O somatório dos dois é mostrado em “Receita Bruta Total”. Informe se você esteve empregado ou não marcando a caixinha que pede isso e clique em “Continuar”:

Foto: Reprodução/Raquel Freire

4 – O DASN-SIMEI gerará um relatório referente aos tributos de 2021. Se ao verificar as informações elas estiverem corretas, clique em “Transmitir”:

Foto: Reprodução/Raquel Freire

5 – Você acabou de transmitir a declaração anual de MEI. Clicando em “Recibo da entrega” é possível salvar o comprovante em arquivo PDF:

Foto: Reprodução/Raquel Freire

E para mais dicas como essa…

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais, assim como você viu hoje. Confere aí, tenho certeza que não vai se arrepender! Valeu e um abraço.

Fonte: TechTudo.