Processo completo para Cadastro de Vendedores e Funcionários – MyCommerce

As informações colocadas dentro do cadastro de um vendedor ou funcionário são muito importantes. Podem ser usadas em várias outras telas do sistema e serão essenciais até para cálculos futuros de comissões, por exemplo. Nesse sentido, vale dizer que a tela que será mostrada hoje é completa e possui desde dados básicos, até mesmo os mais avançados para serem preenchidos e ficarem armazenados.

Por isso, mostraremos de modo integral todas as funções principais, para que em seu sistema você possa utilizar todas as opções e ter o máximo de desempenho possível dentro do oferecido no MyCommerce para espécie de cadastro.

Primeiro: encontrando a tela

Para isso, vamos até o menu de “Cadastro” e selecionamos a opção “Vendedores e Funcionários”; então, será necessário clicar no botão de Adicionar na tela que abriu:

Então seremos redirecionados para tela de cadastro em si, onde as informações de vendedor/funcionário serão inseridas. Primeiramente, informações pessoais básicas: nome, CPF, RG, assim como se a pessoa cadastrada será somente funcionário, vendedor, cliente, ou ambos (funcionário e cliente). No caso abaixo, foi marcada somente a opção “Vendedor”:

Os nomes e dados utilizados são totalmente fictícios e usados somente para fins de teste.

Depois, será importante colocar as informações de endereço/contato do mesmo, que podem ser importantes para vendas, entregas, envios de arquivos no futuro para ele, por e-mail e celular. Mensagens de aniversário, cobranças, relatórios, etc. serão enviados pelos meios de contatos que estiverem cadastrados nessa tela.

Dados Pessoais

Após inserir os dados mencionados, será importante passar para a outra aba, de “Dados Pessoais”. Nela podemos inserir desde dados mais importantes ao registro do funcionário (como cargo e dados de registro de funcionário, salário, CTPS), até os mais básicos, mas que em casos especiais tem a possibilidade de uso (como informações de filiação, cônjuge, e de dependentes autorizados a comprar no sistema):

Então, depois de colocar tais informações (não são obrigatórias, mas podem ser importantes), ainda temos 5 abas para serem preenchidas. A de comissões será tema para outro assunto do blog, dada sua vastidão e passos específicos para configuração e uso de comissões. Sendo assim, vamos para a aba chamada “Imagens”.

Imagens

Imagens meramente ilustrativas do Pexels, usadas somente para fins de tutorial.

A parte de imagens pode ser útil de várias formas: para ter salvos e digitalizados no sistema os documentos do funcionário, sem necessidade de salvar esses arquivos no computador e ficar procurando depois em outros lugares; a imagem pessoal do mesmo, função utilizada mais em empresas que contam com um número grande de colaboradores; e até a assinatura da pessoa, que pode ser utilizada em diversas situações no futuro.

Créditos

Basicamente, a aba de créditos consiste das informações bancárias principais, as de desconto em produtos da pessoa e também da conta salário do funcionário:

Os nomes e dados utilizados são totalmente fictícios e usados somente para fins de teste.

Como é possível notar, a primeira parte é de seleção das informações de conta bancária. Primeiro, a conta bancária do mesmo, clicando no binóculos e digitando números de Agência, Conta, Titular e CPF/CNPJ. Na parte de “Conta Salário” a lógica é a mesma. Agora, vamos a parte de crédito:

Como é possível notar, nas opções de crédito para esse vendedor, colocamos R$ 500.00, válido para o mês e que tem o dia “5” de cada mês estabelecido para pagamento; ainda é possível escolher forma de pagamento e modalidade.

Outro ponto a ser destacado é o de Preço de Produtos diferenciados por cadastro de vendedor. Note que colocamos 5% no primeiro campo. Isso quer dizer que o preço de venda para esse cliente será de 5% a mais que o normal; por outro lado, há como inserir um desconto padrão para esse vendedor/funcionário, que será aplicado indistintamente em todas as vendas feitas a ele. Basta inserir a porcentagem em “Desconto Padrão para Cliente”.

Agora, passamos para a penúltima aba, que é a de Informações.

Informações

Aqui os comandos são muito intuitivos: é possível definir qual o SETOR, SUPERVISOR, bem como REGIÃO DE ATUAÇÃO do vendedor/funcionário. Também inserimos a meta semanal dele, que poderá influenciar, por exemplo, na comissão mensal/anual do mesmo.

Ao lado existe a opção de vincular tabelas de preço do MyCommerce com o app força de vendas Marte, que é integrado ao MyCommerce. Basta escolher a tabela, clicar em “Add” e marcar a caixa do software que usará a tabela (Marte e MyCommerce/Marte ou MyCommerce).

Ainda na imagem acima, parte da direita, veja a aba de “Campos Personalizados”, onde poderão ser adicionados outros dados para consulta futura, como data de últimas férias do funcionário, ou o exame periódico do mesmo. No caso ilustrado acima para exemplo, o funcionário tirou suas férias dia 01/01/2021.

E ainda útil para óticas

Sim, se você é do ramo de óticas, a última aba (chamada Complementares) irá de encontro à sua realidade comercial. Dentro dela, ficarão armazenados todos os dados de consultas dos funcionários que forem feitas dentro da ótica. Isso, porque o MyCommerce conta com várias outras funções para o ramo de óticas, além é claro de ser integrado ao OptoClinic, software específico para esse ramo do varejo.

No caso de exemplo abaixo, o Funcionário/Cliente realizou uma consulta no dia 17/02, e todas as informações da mesma ficarão armazenadas para consultas futuras, impressão e outras situações do tipo – até mesmo para envio no WhatsApp do cliente, veja isso abaixo: