Evite essas 5 coisas, que podem deixar seu celular lento!

Imagem: Reprodução/Freepik/wayhomestudio.

.

Não importa qual o sistema operacional do seu aparelho celular: seja Android, ou IOS, ele sofrerá no desempenho se você tomar ações tóxicas no seu uso, no dia-a-dia. Entre medidas simples, até mesmo a ação de fechar aplicativos que estão em segundo plano, e não estão sendo usado, poderá se tornar extremamente útil.

Veja, abaixo, ações que podem ser evitadas para que seu smartphone tenha um desempenho melhor. Antes de tudo, porém, te convidamos para se inscrever no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, vamos te trazer dicas diárias de software, internet, gestão de empresas e mais. Confere aí, não vai se arrepender. Agora, vamos ao essencial.

1 – Não reiniciar o celular com frequência

A primeira dica pode ser útil de várias formas, mas sobretudo te ajudará a simplificar a tarefa de fechar alguns apps que estão rodando em segundo plano, consumindo a memória RAM, e diminuindo o desempenho do celular. Após desligar e ligar novamente seu aparelho, ele ficará mais rápido do que antes, pois aqueles recursos não tão necessários foram eliminados – já aproveite para desinstalar apps que.

2 – App de fábrica instalado e ativo

Claro, nem todo aplicativo que vem pré-instalado no celular é inútil. Em alguns celulares, até aplicativos como o Facebook já vem instalados e serão úteis. Porém, sempre há os chamados bloatwares: apps que não tem quase nenhuma utilidade e ocupam espaço no celular. Basta identificá-los e, depois. eliminá-los. Como fazer isso? Simples: no Android vá até “Configurações > Apps e Notificações > Ver todos os Apps” e clique no bloatware. Depois, selecione a opção de “Desativar”:

O iPhone, por outro lado, permite apagar totalmente qualquer aplicativo pré-instalado de fábrica. Para isso, selecione o app e clique na opção “Apagar app”. Está pronto, então:

3 – Colocar muitos apps/widgets na tela de início

Para ver como algo simples faz total diferença no seu smartphone: até mesmo os apps que ficam na tela inicial do aparelho podem comprometer o desempenho dele – isso sem falar que a parte estética também é comprometida quando se tem uma salada de aplicativos no menu principal.

Sobre widgets, o ideal é manter somente os principais, como o de relógio e de clima/tempo. Para aplicativos, mantenha somente aqueles principais, que são extremamente úteis no dia-a-dia – WhatsApp, navegador, telefone, entre outros dessa categoria.

4 – Usar wallpaper animado

Não é segredo para ninguém que os wallpapers animados sempre foram mais pesados. Seja pela animação do arquivo em si, ou até mesmo do formato, tendem a comprometer o desempenho do aparelho, principalmente nos momentos que você mais precisar dele, em tarefas de caráter urgente.

Pelos motivos apontados, o melhor é sempre optar pelo simples, aquilo que sempre funcionou: utilizar imagens como papel de parede, de preferência que não sejam tão pesadas também.

5 – Demora na atualização do sistema

Algumas pessoas deixam as atualizações de smartphone para depois, julgando que as mesmas não sejam tão pertinentes assim. É um engano, dado o fato que elas trazem melhorias e, muitas vezes, correções de erros/bugs de versões anteriores. Por isso, nunca demore para atualizar seu sistema e busque até as mesmas manualmente, no Android pelas “Configurações” e então “Sistema > Avançado > Atualizações de Sistema”.

No IOS é mais simples: depois de selecionar “Ajustes” vá até “Geral > Atualização de Software”. Lá, veja o que está disponível para seu smartphone.