Você realmente conhece o preço dos seus concorrentes?

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Sua empresa tem as vantagens competitivas necessárias para bater de frente com a concorrência? Podemos citar vários diferenciais importantes mas, com toda certeza, ter preços competitivos e ajustados à realidade da clientela é o maior diferencial que pode ser alcançado. Nesse sentido, tenha em mente que com a evolução da tecnologia, existem meios extremamente simples, rápidos e fáceis de se fazer consulta de preços sigilosa.

Um excelente exemplo de como você pode encontrar um novo meio para realizar análise de preços de concorrentes está no Big Data, tecnologia com benefícios exclusivos da Visual Software. Agora você se questiona: como o Big Data pode te ajudar na análise da concorrência? Te explicamos alguns dos benefícios abaixo.

Se seus concorrentes vendem por um preço melhor, você perde com isso!

Isso é um fato: se você possui vários concorrentes dentro do seu nicho de atuação, provavelmente eles já possuem técnicas de precificação para sair na sua frente. Por isso, é essencial entender que o mercado hoje está extremamente competitivo: sem estratégias definidas e técnicas consagradas, as chances de se perder, ter prejuízos e até mesmo ver rupturas no faturamento crescem de forma gradual.

Com isso, você pode cair em dois riscos principais que são:

  • 1) Colocar uma margem de lucro muito alta sobre um produto e com isso atingir um preço inacessível para os clientes;
  • 2) Chegar à uma margem de lucro muito baixa, o que também é péssimo, pois passará a ter lucros insignificantes comparados aos das outras empresas.

Se você analisar friamente os problemas acima, verá que são simples e fáceis de serem resolvidos, e eles só existem por um motivo: falta de conhecimento das perspectivas reais de preço, ou seja, por conta de você realmente não possuir um meio de fazer análises mercadológicas dos preços praticados.

Com o Big Data, descubra as margens reais que seus produtos devem ter!

Esse é o primeiro passo para reduzir sua desvantagem em relação à concorrência: descobrir qual o diferencial em % e em R$ que seus preços têm. Abaixo, veja como isso funciona no Big Data:

Depois de realizada a análise da concorrência, é listado na parte de cima da tela: maior e menor preço, bem como o seu preço praticado. Abaixo, o nome dos estabelecimentos, bairros e cidades. Mais importante ainda o preço em si, bem como os diferenciais em R$ e %. Isso tudo estará listado de forma organizada.

Outra função importante é a de histórico de preços. Quem acompanha jornais e noticiários em geral sabe que os preços de objetos, alimentos, etc. estão se alterando todos os dias. Com o histórico de preços, você conseguirá saber todas as mudanças de preço de produtos dos concorrentes, quais as oscilações que ele teve, em quais períodos, e os valores exatos, no modelo de gráficos abaixo:

No exemplo acima, temos o produto arroz parboilizado, de um dos nossos concorrentes, com todas as alterações de valores nos períodos de datas, ainda com indicações de Maior e Menor Preço. Nesse caso mostrado, não existiram grandes alterações de preços, porém se nota que todas as realizadas foram registradas, por meio dos critérios de “Estabelecimento” e “Mediação”.

Como esses dados são importantes?

Hipoteticamente, você sabe que seu concorrente “x” compra do mesmo fornecedor que você, porém na análise de preços nota que há uma diferença grande entre seu preço e o dele. Será que o produto não está sendo vendido para você, por seu fornecedor, de modo diferente do que aquele adquirido pelo concorrente?

Outro questão de grande utilidade está no fato de que, após notar que o preço do seu fornecedor está alto, depois dos resultados de uma pesquisa de preço, talvez seja hora de buscar outro lugar para abastecer seu estoque, que aceite negociar valores diferentes.

Por fim, é possível reafirmar: com nossa ferramenta exclusiva e especializada na análise mercadológica de preços, você terá mais assertividade em problemas relacionados às duvidas sobre preços de concorrentes, se seus preços estão ruins para mais, ou para menos. Poderá tomar ações estratégicas, baseadas em dados e números reais, sem ficar contando com a sorte, a qual nem sempre poderá estar ao seu lado em todos os momentos.

Veja que essas opções só se tornam disponíveis se você conseguir fazer análise mercadológica de preços. Sem a tecnologia, a realidade é inevitável: você vai ficar estagnado nesse ponto, distante dos concorrentes.

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Por fim, a conhecer as ferramentas em software desenvolvidas pela Visual. Além dos 20 anos de experiência, temos como referência milhares de empresas que foram transformadas por nossas soluções em software. Entre em contato conosco clicando aqui e veja o que podemos oferecer.