Restituição de I.R: cuidado com o novo golpe que está ocorrendo!

Com informações de Agência Brasil.

Se você deve prestar contas relacionadas à restituição do Imposto de Renda, então tem de tomar muito cuidado! Isso, por conta do mais novo golpe que está ocorrendo com pessoas que estão em processo de declaração do imposto citado.

Como em outros crimes do gênero, criminosos se passam por agentes da Receita Federal via e-mail e é solicitado um cadastro (falso) para recebimento da restituição do IRPF. O e-mail pode acabar enganando algumas pessoas, pois carrega imagens da Receita e até comemorativas aos 100 anos do Imposto.

Ao final do e-mail, há até mesmo um link para visualização de um comprovante falso no nome da instituição, onde há dados para recebimento da restituição via Pix.

A Receita não entra em contato dessa forma

É um dado muito claro e conhecido pelo público em geral, mas infelizmente de desconhecimento por uma parte da população:

“Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”

Afirmou a Receita, segundo o portal Agência Brasil.

O final do prazo para declaração do IRPF é 31 de Maio. Os pagamentos, por sua vez, serão feitos em 5 lotes, que também tem início no dia 31. Se a declaração não for feita dentro do prazo, há multa de 1% ao mês sobre o imposto de renda devido e o limite é de 20% do valor do imposto de renda. Valor mínimo da multa? R$ 165,74.

E para mais dicas como as de hoje…

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais, assim como você viu hoje. Confere aí, tenho certeza que não vai se arrepender! Valeu e um abraço.