Veja como evitar erros na Declaração de Imposto de Renda!

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Muitos motivos podem levar o cidadão brasileiro a refazer a Declaração de Imposto de Renda: falta de atenção, de documentos ou erros básicos estão entre eles. Algo que por si só já é obrigatório, acaba se tornando pesado e chato por conta disso, pois a pessoa poderá ter que prestar contas adicionais ao fisco – a Receita pode cobrar, por exemplo, uma multa de até 75% do imposto devido.

A indicação é que sempre haja muita atenção e total transparência na hora de levantar todos os documentos e informações à Receita, uma vez que das quase 37 milhões de declarações, 869,3 mil contribuintes caíram na malha fina.

Segundo o advogado Edemir Marques de Oliveira, os rendimentos/receitas mais propensos a dar problemas são aqueles referentes a alugueis e ganhos de capital na venda de imóveis. Ainda nesse sentido, o advogado orienta, em relação às deduções, que o contribuinte sempre exija notas fiscais e guarde todos os recibos de gastos (como de educação e saúde) que podem ser deduzidos.

Como evitar erros na Declaração de I.R?

Além de orientações básicas, como a comparação de informações e documentos antes de confirmação de dados, e do acompanhamento de processamento da declaração, que permite ao contribuinte verificar possíveis erros e enviar uma declaração retificadora, também segue a seguinte lista de orientações práticas:

  • Organizar documentos ao longo do ano ou pelo menos algumas semanas antes de enviar a declaração;
  •   Ser transparente com a Receita Federal e informar todos os rendimentos recebidos no ano anterior, assim como comprovar todos os gastos que geram dedução;
  •   Revisar a declaração antes do envio para evitar erros de preenchimento;
  •   Identificar operações que não ocorrem com frequência, para evitar omissão de dados. Entre essas operações, estão compra e venda de bens acima de R$ 5 mil, que podem gerar ganhos de capital;
  •   Evitar a inclusão de dependentes em duas declarações;
  •   Incluir os rendimentos próprios dos dependentes, como filho que recebe pensão de ex-cônjuge;
  •   Evitar inclusão de despesas médicas indedutíveis ou sem comprovação;
  •   Acompanhar o processamento da declaração após a entrega e retificar dados inconsistentes ou omitidos o mais rápido possível.

Fonte: Agência Brasil.