Se previna dos 5 principais golpes que ocorrem em cartões de crédito

Imagem: Reprodução/Pexels/Karolina Grabowska

O uso de cartões de crédito aumentou de forma colossal nos últimos anos. Isso, não só pela facilidade, mas também por ser estratégico para pessoas que adotam uma política financeira pessoal de controle e conseguem se organizar melhor no dia-a-dia com o controle por app proporcionado pelas agências bancárias, por exemplo.

E claro, hoje em dia tudo que gera muito dinheiro atrai a atenção de criminosos digitais. Não à toa, nos últimos 2 anos houveram muitas tentativas de golpes, sobretudo quando o assunto é cartão de crédito. Segundo dados da ClearSale, citados pela Época, só em 2021 foram 6,1 milhões de tentativas de golpes em cartões, só no e-commerce brasileiro.

Com os dados acima em mente, confira mais abaixo os principais tipos de golpes que ocorrem quando o assunto é cartão de crédito.

Clonagem

Nos dias de hoje, é muito mais difícil clonar um cartão do que quando eles surgiram no mercado. Para a clonagem ocorrer, os criminosos terão que copiar alguns dados seus e registrar em outro cartão. Hoje, com tecnologia dos chips, crimes como esse são muito mais evitáveis que antes.

Para fazer isso, existem os chamados aparelhos “chupa cabra”, que são instalados ilicitamente em máquinas com o fim de roubo de dados. Pela internet também pode ocorrer se você comprar por sites montados pelos criminosos para isso.

A indicação é sempre a mesma: não comprar em qualquer site/lojas desconfiáveis, que não oferecem garantias ou que não possuem boas recomendações.

Comprar em sites falsos

Retomando o que se disse acima, a compra em sites falsos merece um tópico exclusivo, porque esses sites são os responsáveis por boa parte dos casos de roubo de dados pessoais e até mesmo informações bancárias no mundo digital. Quem nunca passou por aquela oferta no Facebook de um produto com o preço lá embaixo?

O problema é que, ao comprar esses endereços digitais, você provavelmente não receberá nada. Identificar essas páginas não é muito difícil, normalmente possuem erros na digitação da URL – como casasbahiaa – ou até mesmo domínios foram do usual “.com”, como “.info”, por exemplo.

Troca de cartão físico

Esse é um caso que pode ocorrer num momento de distração da vítima, quando está fazendo compras e o criminoso está por perto, de olho no cartão. Quando ela se vira pro lado, ou deixa o cartão para resolver outra pendência na loja, o cartão é trocado por um semelhante e a vítima poderá perceber somente horas depois – ou até dias. Até lá, quantas compras serão feitas com ele?

Compra Duplicada

É um caso mais raro, porém pode ocorrer. Pense na situação de que em determinado estabelecimento há uma pessoa de má fé, você passa o cartão porém ela diz que o processo deu errado. Então você passa novamente, mas não sabe que pagou duas vezes o mesmo valor. Com os apps de banco é mais fácil de checar, entretanto é sempre bom ficar atento. Sempre peça para ver qual foi o erro e, se necessário, consulte o app de banco no mesmo momento da transação que não deu certo.

“Confirme seus dados bancários”

Aqui, os criminosos entram em contato com a vítima se passando por funcionários de alguma instituição financeira. Seja por chamada telefônica, ou até mesmo por SMS, o que eles requisitam são coisas como número do cartão, senha e alguns dados pessoais extremamente específicos. Com isso em mãos, poderão fazer o que desejarem com o cartão.

A orientação aqui pode ser simples, porém tem muito valor: só responda a contatos e chamadas oficiais do bancos e instituições financeiras. E claro: sempre cheque a fatura constantemente. Se uma compra não realizada contar lá, entre imediatamente em contato com o banco, por meio dos canais oficiais disponibilizados.

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Fonte: André Bona.