Controle de produtos por família! Hey, o que é isso? (MyCommerce)

Imagem Original: Reprodução/Unsplash/Carlos Muza

.

A organização dos cadastros de produtos por família tem um objetivo claro: dar mais dinâmica e agilidade para o cliente, no dia-a-dia. De que forma isso fica concreto? Na organização dos produtos para consultas futuras e até mesmo na emissão de relatórios, por exemplo!

Tendo isso em vista, hoje falaremos sobre como funciona o controle de produtos por família no MyCommerce. Você verá 6 tópicos principais, que podem ser úteis para vários ramos do varejo brasileiro: Seção, Grupo, SubGrupo, Marca, Fornecedor e Linha de Produto. Confira, abaixo, sobre cada um deles e como funcionam no MyCommerce.

Seção

Com utilidade adaptável para vários tipos de segmentos, a organização por sessão tem exemplo claro dentro do ramo de supermercados, onde na maioria dos casos é dividido por produtos de limpeza, alimentos, higiene, etc. Como isso funciona, de modo prático? Com a tela de cadastro do produto aberta, vamos até a aba de detalhes e descemos até a opção Seção/Grupo e Sub Grupo, clicando no binóculos da mesma:

Depois disso, como se vê na imagem da direita, bastará escolher a qual seção pertence o produto, e com isso clicar em “Selecionar”. É possível cadastrar quantas sessões quiser, personalizando à sua maneira.

Grupo e Sub Grupo

A divisão por grupo é muito clara de ser entendida. Enquanto a seção divide as categorias de produtos, os grupos são as subcategorias das seções. Quer um exemplo? Aí vai. Dentro da Seção de Alimentos, temos o Grupo chamado Arroz.

Falando de Sub Grupo, também não há segredo para entendê-lo: ele será uma categoria dentro dos Grupos que estão disponíveis. Seguindo com o exemplo anterior, temos 2 tipos de Arroz no supermercado: um que é integral, outro que é parboilizado. Cada um desses tipos será um Sub Grupo.

Marca

Essa parte é simples. Marca dentro do MyCommerce significa o mesmo que Fabricante. Então se quem fabrica o produto arroz é a “Empresa X”, colocamos eles como fabricante/marca do produto. Veja abaixo como fica isso:

Clicamos no ícone do binóculos, abaixo de “Fabricante/Marca”, e então escolhemos a marca correspondente, dentre as várias disponíveis.

Fornecedor

O registro de fornecedor do produto é extremamente importante, por inúmeros motivos, mas está aqui listado por questão de organização dos produtos, até mesmo em vários dos mais de 1000 relatórios do sistema. Na imagem abaixo, veja que na tela do cadastro de produtos, selecionamos a aba de “Fornecedor”. Para adicionar um novo fornecedor para o produto “Arroz”, clicamos no botão do binóculos e escolhemos os que tem, dentre os cadastrados no sistema.

Fácil, rápido e sem burocracia alguma. Abaixo deixamos um vídeo que explica o mesmo processo, de modo detalhado 😉