4 dicas para não cair no golpe do boleto falso

Imagem: Reprodução/Freepik/rawpixel.com

.

Os golpes com boletos falsos cresceram 785%, segundo dados oficiais, somente no primeiro trimestre do ano passado. Cada vez mais se nota que os criminosos utilizam abordagens e meios de ataques sofisticados, utilizando de várias redes sociais para atormentar milhares de pessoas.

Tendo isso em mente, veja essas 5 dicas do Banco Central para não cair em golpes de boletos fraudulentos.

Boleto emitido fora de site/aplicativo oficial

Tenha sempre a cautela de nunca pagar boletos que foram enviados por contatos aleatórios de e-mails, WhatsApp/outras redes sociais. Além disso, também vale mencionar que se o problema é imprimir a 2ª via do boleto, busque os sites e canais oficiais de informação para obtenção do documento.

Se você conhece o WhatsApp oficial de comunicação com a empresa em questão, esse também se torna um meio eficiente para ter contato; porém, sempre a indicação: todo cuidado é pouco.

Conferir dados do boleto

Outra indicação excelente (da qual sempre se deve partir) é a conferência dos dados: para quem cai o pagamento? antes de pagar qualquer documento, confira o nome e dados do beneficiário, nos quais deve constar o nome informações de sua instituição. Caso eles não constem, tenha cuidado e entre em contato por meio de canais oficiais, para evitar possíveis tentativas de golpe.

Desconto repentino? Muita cautela…

Uma situação muito comum é esta: golpistas ligando diretamente para algumas pessoas, se passando por instituições financeiras para oferecerem descontos. A indicação maior, nesse caso, é de verificar a autenticidade do boleto (se possui, por exemplo, o logotipo, código e marca do banco).

Além de analisar os 3 primeiros dígitos, também entrar em contato com a instituição financeira pode ser de grande valia, para verificação do boleto em si.

Código de barras falhado

Código de barras com falha, muitos espaços, com metade do que deveria estar presente ausente, sem possibilidade de leitura pelo celular. Todas essas situações são pensadas por golpistas, para forçar o contato da vítima direto com eles. Nesse contexto, terão a possibilidade de fazer com que a vítima forneça dados pessoais e até mesmo dinheiro a eles.

E para mais dicas como as de hoje…

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais, assim como você viu hoje. Confere aí, tenho certeza que não vai se arrepender! Valeu e um abraço.

Fonte: Olhar Digital.