Governo anuncia redução de 25% no IPI para a maioria dos produtos

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Na última sexta-feira, dia 25 de Fevereiro, foi anunciada a redução de 25% para a maioria dos produtos industrializados no país. Essa medida se encontra contemplada em um decreto, que foi assinado por Jair Bolsonaro, Presidente da República.

Ainda de acordo com alguns veículos, as alíquotas serão reduzidas em 18,5%. Um detalhe importante sobre a redução mencionada, é que a mesma não valerá para produtos que contenham tabaco em sua composição

Impacto imediato

Dentro das contas do ano de 2022, a Receita Federal estima que o impacto dessa medida será de R$ 19,6 bilhões. O objetivo? Basicamente alavancar a economia, pois

essa medida estimulará a economia, incentivará a “reindustrialização” do país

Estado de Minas.

Segundo o próprio Ministério da Economia, a indústria nacional perdeu muito a competitividade. E claro: ao reduzir a tributação, haverá “correção da má alocação dos recursos produtivos e na elevação do nível de produção no longo prazo”.

Ainda vale destacar que, com tal redução, se verá o aumento de eficiência na utilização de recursos produtivos, bem como menor assimetria intersetorial. Ressaltando as palavras do próprio Governo Federal, mesmo com as medidas tomadas permanece o compromisso do governo com a consolidação fiscal e com a solvência da dívida pública.

E para mais dicas como essa…

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais, assim como você viu hoje. Confere aí, tenho certeza que não vai se arrepender! Valeu e um abraço.

Fonte: Agência Brasil.