Nunca acesse esses 5 tipos de sites no seu computador

Imagem: Reprodução/Freepik/senivpetro

.

Poucos brasileiros se sentem seguros ao navegar pela internet nos dias atuais. Os ataques digitais cresceram consideravelmente, e acontecem muitas vezes por descuidos bobos, como clicar em links desconfiáveis, ou até mesmo fornecer informações confidenciais para pessoas desconhecidas em diferentes apps.

Por isso, nesse texto você verá alguns tipos de sites para não entrar, ou pelo menos evitar de forma considerável. Todos eles, de modos diferentes, podem oferecer riscos à sua segurança no mundo digital. Veja, logo abaixo.

1 – Site para baixar arquivos

Aqui se fala não necessariamente de qualquer tipo de site que disponibiliza o download de arquivos, mas sim aqueles que, especificamente, usam o protocolo de conexão BitTorrent para acelerar downloads. Pela conexão se dar num ambiente sem “fiscalização”, os arquivos podem oriundos daí podem, por exemplo, estar infectados com vírus/malwares 🙁

2 – Site de e-commerce falso

Esse é um dos tipos de sites falsos, feitos especialmente para dar golpes, que os usuários de internet mais caem, sobretudo pela estilização desses sites, que aparentam ser de empresas confiáveis e reais. O problema é que, ao comprar deles, você provavelmente não receberá nada. Identificar essas páginas não é muito difícil, normalmente possuem erros na digitação da URL – como casasbahiaa – ou até mesmo domínios foram do usual “.com”, como “.info”, por exemplo.

3 – Sites “clickbait”

Os sites clickbait são conhecidos por ganharem cliques por conta de chamadas sensacionalistas, redirecionando o usuário para um outro site pouco confiável, o qual pode conter alguns elementos ofensivos à integridade do computador e dos dados da pessoa. O melhor é sempre que, antes de clicar em qualquer link, seja verificada a fonte e para link será redirecionado. Em qualquer indício de endereço suspeito, evite clicar no mesmo.

4 – Site de fake news

Notícias falsas em si já são extremamente perigosas à integridade social e psicológica da sociedade: acabam por manipular diferentes indivíduos. Além disso, mostram-se perigosas também à segurança digital, pois podem carregar vírus, malwares e links maliciosos.

Qual o procedimento para checar se uma notícia é verdadeira ou não? Além de ler na íntegra e notar furos visíveis, muitas notícias falsas são desmentidas por agências de checagem, como Fato ou Fake e Agência Lupa. Outro item comum nessas notícias são os erros ortográficos e necessidade extrema de escrever parágrafos inteiros em caixa alta.

5 – Site com URL esquisita?!

As URLs são, com quase toda certeza, o melhor meio para ver a confiabilidade (ou não) de site. URLs estranhas e endereços finais poucos conhecidos normalmente são as marcas registradas de sites maliciosos que poderão gerar danos grandes à sua integridade digital. Até mesmo se deve cuidar com sites feitos em plataformas prontas, que aparentemente são confiáveis mas, na realidade, podem ser maliciosos. Todo cuidado é pouco nesse meio.

Por fim, um convite!

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais, assim como você viu hoje. Confere aí, tenho certeza que não vai se arrepender! Valeu e um abraço.

Fonte: Techtudo