Condicionais no MyCommerce: tudo que você precisa saber sobre!

O processo de condicionais é considerado uma das veias principais de muitos ramos do varejo. Claro, em uma loja de roupas, por exemplo, várias outras opções são essenciais para um desempenho comercial otimizado: gestão de estoque, emissão de NF-e, orçamentos, etc. Todavia, nesse caso e em muitos outros um módulo para controle de condicionais completo fará toda diferença no dia-a-dia de lojas que precisam contar com essa opção.

Muitos problemas podem ser evitados com a opção de condicionais, como: ausência de controle de entradas e saídas de estoque, diminuição de filas (com a agilidade que se ganha na rotina comercial) e claro, tudo isso poderá gerar, futuramente, aumento do faturamento. Por isso acompanhe como funciona, com alguns exemplos, nossas opções para gerenciar condicionais no MyCommerce.

1 – Gerando um condicional

Para gerar um condicional, vá até o menu de “Comercial > Condicional > Condicional”. Na tela que se abriu, deve-se clicar no botão de “Adicionar”:

Para ilustrar melhor como funciona o processo de condicionais, veja o seguinte exemplo: um cliente chega na sua loja e pede 3 calças condicionais. Após abrir a tela e clicar em “Adicionar” e inserir as informações de Vendedor e Cliente, também inserimos as peças solicitadas por ele:

Depois de clicar no botão de “Incluir” bem visível ali ao lado direito, clicamos no botão de “Detalhes”. Na tela de detalhes bastará inserir observações acerca do condicional e clicar no botão de “Finalizar”. Ainda terá a opção de imprimir uma guia referente à condicional gerada, com informações completas do que foi feito:

2 – E para gerar a venda do condicional?

É possível gerar venda de duas formas: total ou parcial. Funciona assim: se o cliente quiser comprar todos os produtos que levou de condicional, é uma venda total e basta que na tela de controle seja selecionado o registro e também o botão “Gerar Venda”, e que a mesma seja então finalizada:

Em outro caso, o cliente não quis todos os produtos, que eram 3 calças; resolveu ficar somente com duas. Para resolver isso, basta então selecionar o registro do condicional e ao invés de clicar no botão “Gerar Venda”, selecionamos o que está abaixo, chamado “Venda Parcial”:

Então, como se vê na tela da esquerda, é só selecionar na caixinha lateral os itens que serão vendidos parcialmente, e por fim clicar no botão de “Gerar”. Assim, bastará finalizar o processo de venda da condicional.

3 – E se o cliente quiser só devolver os produtos?

Daí é muito simples: em outro cenário, o mesmo cliente não quis comprar nenhuma das calças jeans que levou como condicional. Na tela de controle das condicionais, devemos clicar em “Devolução” e na aba “Itens Disponíveis” marcar todos os itens que serão devolvidos e, na parte debaixo da tela, escolher o botão “Devolver Itens Selecionados”:

Depois disso, voltamos a primeira guia, de “Devolução”, e aí inserimos os produtos que devolveremos, assim como as quantidades dos mesmos, como se vê na imagem da esquerda logo abaixo, e clicar no botão de incluir:

Depois, como se vê na imagem da direita, é só colocar o código do vendedor que efetuou a devolução e clicar no botão de Gravar lá embaixo. Assim, a devolução é efetuada e concluída.

4 – Bônus: como juntar dois condicionais de um mesmo cliente?

O MyCommerce propicia ainda mais uma opção adicional, na qual é possível juntar dois condicionais de um mesmo cliente e, assim, gerar a venda unificada dos dois. De que modo? Indo até o menu “Comercial > Condicional > Geração de Condicionais”. Na tela que se abriu, pesquise o código do cliente que tem mais de uma condicional registrada:

Como se vê acima, bastará escolher quais as condicionais em aberto do cliente que serão juntadas, clicar em exibir itens e, ao lado, marcar os itens que vão constar todos juntos no novo registro unificado de condicional. Por fim, tomar uma das ações disponíveis (Gerar Venda, Devolução, Etc.).

Você aprendeu hoje todos os processos básicos do módulo de condicionais do MyCommerce. Para mais dicas como a de hoje, basta seguir nos acompanhando pelo Telegram, clicando aqui. Valeu, um abraço!