As tentativas de roubos de dados mais comuns que existem

Imagem: Reprodução/Freepik

O Black November já passou, e junto dele também se foi um dos dias comerciais mais aguardado de sempre: a Black Friday. Nos encontramos em Dezembro, um mês comercial que gera muito faturamento para os comerciantes em geral, e muitos investimentos por parte da clientela.

Vale dizer, pois, que em períodos de fluxo comercial intenso, também aumentam as tentativas de golpes e ataques virtuais. Uma das categorias de golpes mais recorrentes, sobretudo nos últimos tempos, é o pishing, ou simplificando, aquele em que o objetivo principal dos criminosos é o roubo de informações pessoais e dados da vítima.

Algo muito importante a ser dito é que o pishing acontece, de forma muito recorrente, em 4 modos principais. Falaremos um pouco delas mais abaixo. Acompanhe.

Sites Falsos

Provavelmente, em uma ocasião ou outra, você entrou em um site de loja falso, com layout e informações extremamente idênticos ao original. O mesmo, porém, tinha o intuito de roubar seus dados. O que acontece e que esses sites sempre oferecem um produto por um preço absurdo, bem abaixo das tabelas de preço comuns do mercado.

Imagem: Ultra i

Acima, tem-se um exemplo de site pishing com o endereço do Facebook. Como é possível notar, um dos diferenciais de sites falsos está no link, que não é fiel ao padrão do Facebook – ali o nome está facelook cixx6.

Falsas promoções em e-mail

Isso é muito óbvio, mas merece sempre ser relembrado: toda vez que ver ou receber por e-mail promoções muito duvidosas de qualquer produto ou serviço, seja um celular, televisão, viagens e qualquer outra coisa, tenha uma atitude de cautela extrema.

Uma dica muito válida é sempre conferir se a oferta que chegou ao seu e-mail consta, de fato, no site da empresa. Ou checar diretamente com os meios de contatos oficiais da empresa. Isso evita que você caia em falsas ofertas.

Perfil falso em rede social

Falando dos perfis de redes sociais em si, é válido dizer que por vezes existem perfis falsos que se passam por lojas, ou até mesmo algumas lojas que são invadidas por criminosos e passam a ofertar produtos com preços irreais, bem abaixo do normal.

Em todo caso, permanece as indicações de cautela em situações desse tipo: verificação em plataformas oficiais e contato com meios oficiais da empresa.

O 4º e mais comum de todos: golpe via WhatsApp

Ataques e roubos de dados via WhatsApp se tornaram extremamente comuns e recorrentes, sobretudo nos últimos dois anos. E eles ocorriam de formas diferentes: às vezes, com os próprios ladrões em números próprios, sendo que aí tomavam a postura padrão, que é de oferecer produtos com preços baixos, possibilidade de contratação de crédito e links muito suspeitos.

Há também outro tipo de golpe muito comum para roubo de dados (e algumas vezes de dinheiro também) que é aquele em que um contato seu tem o número invadido e roubado, passando a entrar em contato com você para pedir dados, dinheiro, entre outras informações pessoais suas.

Por fim, um convite!

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais, assim como você viu hoje. Confere aí, tenho certeza que não vai se arrepender! Valeu e um abraço.

Fonte: Canaltech.