Como alterar forma de recebimento/pagamento do Caixa Principal?

Imagem: Reprodução/Freepik

.

Qual forma de recebimento/pagamento é mais utilizada por sua empresa no dia-a-dia? Cartão? Dinheiro? Os cheques estão ficando cada vez mais inutilizados. Dependendo do seu nicho de atuação, a forma de recebimento/pagamento pode variar muito. Se no seu caixa principal está configurado, por exemplo, como forma padrão a opção “Cheque”, mas você recebe mais no boleto ou no cartão, está perdendo um tempo precioso trocando, todas as vezes, o meio pelo qual a operação vai ser efetuada.

Mas não se assuste: hoje viemos te ensinar a como alterar a forma de recebimento/pagamento padrão do seu caixa principal. Antes de tudo, porém, te convidamos para se inscrever no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, vamos te trazer dicas diárias de software, internet, gestão de empresas e mais. Confere aí, não vai se arrepender. Agora, vamos ao essencial.

Com o MyCommerce aberto…

Vá até o menu de “Cadastro > Complementares > Financeiro” e selecione a opção “Formas de Recebimento”. Dentre as que já tem cadastradas, selecione qual será a padrão no seu caixa principal e clique em “Editar”:

No nosso caso, selecionamos a opção “BOLETO” para editar. Quando a outra janela se abre, surgem vários campos, mas devemos focar em dois principais que estão na parte de baixo: “Recebimentos” e “Pagamentos”:

Se marcarmos os dois, essa forma de recebimento se tornará padrão em Recebimentos e Pagamentos do sistema. Aí dependerá muito de como você trabalha a gestão financeira do seu empreendimento, se recebe mais por boleto e paga mais no dinheiro, cartão, ou seja, não tem uma forma única de pagar e receber.

No exemplo acima, a empresa fictícia recebe com frequência em boleto, mas utiliza como maior meio de pagamento o cartão. Por isso, marcamos somente o campo “Recebimentos”. Ao final do processo, devemos clicar em “Gravar”, para assim o nosso caixa principal sempre marcar como forma principal de recebimento a opção “Boleto”. Veja como consta no Caixa Principal quando vamos na aba “Contas a Receber”:

Tudo configurado e pronto para ser utilizado. Se restaram dúvidas, deixamos um vídeo explicando o mesmo processo abaixo: