Imagina ter todos os seus dados roubados com apenas uma mensagem de texto?

Fonte: Olhar Digital

Imagem: Reprodução/Freepik/rawpixel.com

.

Você recebe uma mensagem de texto no seu celular e abre a mesma. Não clica em nenhum link, ou qualquer conteúdo do SMS em si, porém tem seu smartphone acessados por hackers. Foi isso que aconteceu com Ben Hubbard, repórter do The New York Times.

Muito conhecido por cobrir acontecimentos no Oriente Médio, Hubbard afirma que foi atacado por um agente virtual chamado “exploit zero-click”, utilizado na invasão do seu iPhone em duas ocasiões diferentes. Isso, de acordo com suas próprias palavras, em um artigo do The New York Times. O fato mais confuso está em que ele não clicou em qualquer link da mensagem recebida, ou seja, teve o celular invadido apenas por abrir a mensagem.

Roubado por um fantasma?

Sim, foi até essa conclusão que o jornalista chegou, junto também da CitizenLab. Outras informações importantes citadas são referentes à origem do exploit, num primeiro momento vinculando-o hipoteticamente à um software chamado Pegasus, da NSO Group, especializada na parte de espionagem global.

A NSO já foi vinculada (sem certeza) à outros ocorridos do tipo, porém sempre se defendeu publicamente com a argumentação de que o Pegasus só é utilizado para espionar criminosos globais.

Várias reflexões podem ser extraídas desse acontecimento recente, mas sobretudo que não basta apenas não clicar em links suspeitos para se prevenir de possíveis ataques e roubos de dados virtuais. A radicalidade deve ser maior: se a fonte for muito suspeita, nem mesmo aberta a mensagem deve ser. Falando de computadores/notebooks, a não-abertura de links e arquivos suspeitos já é um grande passo, porém ainda insuficiente.

Proteção?

Novos comportamentos preventivos vão surgindo com o tempo, isso por conta dos agentes maliciosos cada vez mais sofisticados e melhorados todos os dias. Todo cuidado é pouco e isso fica cada vez mais claro para todos.

Para melhorar sua proteção no mundo digital, busque sempre seguir dicas simples, porém sempre repetidas por especialistas em segurança virtual: não baixar arquivos de fontes suspeitas; não instalar apk. de origem duvidosa e a mais importante: não clicar em links desconhecidos/estranhos. Tudo isso é extremamente importante e te ajudará de modo imenso. Para conferir mais medida protetivas, clique aqui.

E um convite!

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais, assim como você viu hoje. Confere aí, tenho certeza que não vai se arrepender! Valeu e um abraço.