Quais aplicativos você NÃO deve instalar no seu celular

Fonte: Tecmundo

Baixar aplicativos demais nunca foi uma boa opção, independente de qual seja a memória interna e especificações técnicas do seu celular. Hoje em dia, surgem inúmeros apps novos, alguns com promessas reais e que cumprem com o que foi especificado; outros, ao contrário, tendem a ser extremamente danosos para sua privacidade, uso do celular, entre outras coisas, uma vez que se tornam até mesmo invasivos pelas informações que pedem acesso.

E é justamente nesse campo que você tem de ficar atento: tomar cuidado para não ser enganado e ter informações roubadas, sem nem ter consciência disso – quem não lembra o caso polêmico, envolvendo o aplicativo de fotos FaceApp, que pede permissão para “processar, armazenar e transferir suas informações para outros países“, sem explicar qual era a finalidade em enviar essas informações para outros países?

Por esses motivos, veja abaixo o que você deve evitar (com todas as forças) de baixar e instalar no seu celular. Confira, atentamente.

Antivirus estranho

A grande questão que pode ser colocada aqui é a seguinte: qual a necessidade de instalar antivírus no celular? Ainda mais levando em conta o fato de que o sistema de um celular é totalmente diferente dos computadores, os quais necessitam por natureza de algum antivírus. Na realidade, é um problema que divide muitas opiniões e que gera inúmeras discordâncias, justamente por não haver segurança comprovada desses apps para celular.

Salvas algumas exceções um pouco mais confiáveis – como o Avast, ou o AVG – o melhor seria não correr o risco de instalar um aplicativo estranho e sem garantias efetivas de segurança, que provavelmente ocupará mais espaço e não trará benefício algum para seu aparelho.

Fleeceware

Sabe aquele aplicativo que parece muito bom, mas para você usufruir de todas as funções dele deverá utilizar o período de testes gratuito e, depois, pagar um valor exorbitante (seja mensal ou anual), que poderá causar um grande rombo na sua carteira? Isso é um fleeceware. O grande problema aqui é muito simples: você poderá esquecer de cancelar o período de testes gratuito e, depois, ter o valor descontado do seu cartão automaticamente – isso já aconteceu com quem aqui escreve, por isso o alerta 👍

Android Application Pack – APK

Com o famoso “APK” você consegue aplicativos no seu Android que não estão disponíveis na Play Store. Muitas pessoas utilizam esse meio para instalar aplicativos modificados cheios de benefícios. O grande problema é que você nunca sabe qual é a fonte do app, ou seja, o que inseriram nesse app que está instalando no celular: tem vírus? Pode rastrear suas informações bancárias? Pode registrar o histórico do navegador? Todas essas coisas podem acontecer em uma versão não oficial de um app.

Veja bem o que está sendo dito: não quer dizer que, baixando um app de outros desenvolvedores, acabará por instalar um vírus, malware em seu dispositivo; às vezes isso não acontecerá, mas as chances de ocorrer são grandes. Então, melhor se prevenir.

Aplicativo que limpa a memória do celular

Quem nunca chegou ao ponto crítico máximo de uso do celular, e viu em aplicativos que limpam o cachê e memória do celular a oportunidade de se livrarem do problema que comentamos? Aqui, o problema maior nem é roubo de dados ou invasão de privacidade, mas sim que tais programas não solucionam nada e só pesam mais ainda dentro do seu celular. Ou seja, somente te atrapalharão.

“Jogue 10 minutos e ganhe 10 reais”

Esse é só um exemplo de aplicativo (no caso aqui, um game) que promete dinheiro. Podemos citar outros, tais como: aqueles que dizem conceder promoções em aplicativos externos, viagens, celulares, entre outras coisas. Mas, como na vida tudo tem um preço, para ganhar algum desses prêmios você deverá cumprir tarefas, responder pesquisar, jogar alguma coisa, enfim, algo que vai te tomar um baita tempo. E, no fim das contas, você provavelmente não ganhará nada e terá feito tudo em vão.

E para mais dicas como a de hoje…

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, você terá acesso antecipado às nossas dicas diárias, assim como outras novidades da Visual Software. Confere aí, não vai se arrepender! Valeu e um abraço.