Vírus Grifthorse faz 10 milhões de vitimas em mais de 70 países

Imagem: Reprodução/Freepik/stories

.

Se você não quer sofrer com ataques e deseja se antecipar à um dos mais novos vírus, que está atacando vários celulares ao redor do mundo, o texto de hoje vai te ajudar de forma enorme.

Encontrado desde 2020 em mais de 200 aplicativos e carregando o nome de “Grifthorse”, esse vírus extremamente recente tem gerado danos, prejuízos e roubo de informações para milhões de pessoas. Assim como vários outros, esse trojan ataca, além de tudo, aparelhos equipados com o sistema operacional Android, um dos mais utilizados no mundo.

Ainda no mês passado, a Google removeu de sua loja os aplicativos equipados com o vírus. O problema, porém, é outro: o vírus continua a solta por conta desses aplicativos ainda serem encontrados em outras lojas de apps na internet, não-vinculadas à Google.

Funcionamento do vírus

O grande foco desse vírus é roubar número de telefones, enganando vítimas. O que está mantendo o vírus em si ativo é o grande número de pessoas que tiveram o celular infectado, criando grandes quantidades de receitas por mês. Os números, depois de roubados, são inscritos em serviços premium de SMS.

O processo do golpe em si é muito simples de entender: primeiro o usuário baixa o aplicativo infectado, utiliza seus serviços durante algum tempo e, após isso, é alertado sobre um “prêmio” disponível a si mesmo. Se clicar nos anúncios, será redirecionado para uma página que requisita o número de telefone o qual, se concedido aos criminosos, passa a ser assinante de serviços premium de SMS, com custos que chegam a mais de R$ 180,00/mês.

A identificação dos criminosos se tornou quase que impossível, por conta deles não usarem endereços codificados, técnica mais comum no meio ciberdigital. A análise e identificação de comportamento e comunicação virtual se tornou de difícil identificação a partir disso, pois eles atuavam de formas diferentes em países diferentes. Alguns dos principais países identificados foram Brasil, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Austrália e Índia.

Sobre os nomes de alguns aplicativos infectados, fique atento sobretudo com estes: Geospot: GPS Location Tracker, iCare, My Chat Translator, Free Translator Pro, Bus Driving Simulator, Instant Speech Translation, Locker Tool, entre outros.

E para mais dicas como a de hoje…

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais. Confere aí, tenho certeza que não vai se arrepender. Valeu e um abraço.

Fontes: ZDNet; Olhar Digital