Veja se o seu CPF já foi utilizado para contas ou empréstimos ilegais

A partir do momento que a pandemia teve início ao redor do mundo, foram registrados aumentos absurdos no número de golpes e roubos, sobretudo no meio digital: ataques de ransonware, roubo de dados em geral e vazamento/uso indevido de dados de terceiros. Existem vários exemplos recentes disso que falamos, alguns em que os criminosos virtuais utilizam até mesmo o nome da Receita Federal de forma indevida.

Outro acontecimento, que vai de encontro ao nosso tema de hoje, foi o vazamento de milhões de CPF ocorrido ainda no segundo semestre desse ano. Depois disso, alguns documentos foram utilizados em contas/transações ilegais. Nesse sentido, vamos mostrar o meio para você descobrir se o seu CPF foi vinculado, sem seu consentimento, à alguma conta, transação, etc. Isso é possível por meio do site Registrato, do Banco Central.

Passos para a consulta

1) O primeiro passo será ir até o site do Registrato e clicar em Acessar Registrato:

2) Depois, você terá duas opções: fazer o login na sua conta gov.br, ou criar uma conta própria do Registrato para acesso. No nosso caso, vamos seguir a segunda opção. Para isso, devemos clicar no ícone mostrado “Banco Central do Brasil”, na opção “Cadastrar”:

3) Após isso, será redirecionado para a tela de cadastro, onde deverá selecionar se está falando de uma pessoa física, ou pessoa jurídica, assim como o meio de acesso: celular, internet banking ou certificado digital:

No nosso caso, vamos pelo celular, que é o caminho mais fácil. Para isso, bastará acessar a opção do Registrato dentro do aplicativo do banco que utilizamos, no celular. Como diz nas instruções próprias do site, esta opção está disponível nos aplicativos das seguintes instituições financeiras:

  • Banco do Brasil (Acessar: Menu / Serviços / Registrato)
  • Bradesco (Acessar/Mais Serviços: Registrato)
  • Caixa Econômica (Acessar: Senhas e Configurações / Registrato Banco Central)
  • Itaú (Acessar: Serviços / Registrato Banco Central)
  • Santander (Acessar: APP SANTANDER / Santander ON / Meu momento / Bacen Auto Credenciamento Registrato)
  • Sicoob (Acessar: APP SICOOB / Serviços / Registrato Banco Central)
  • Sicredi (Acessar: Sicredi X/Registrato).

Depois de acessar o Registrato pelo seu celular, bastará seguir as instruções e confirmações que surgirão em sua tela. Ao final do processo, você será redirecionado para o site do Banco Central, onde deverá criar uma senha de acesso ao seu Registrato. Por fim, poderá acessar o serviço, logar normalmente no site e gerar relatórios como estes abaixo, disponíveis após a criação de conta:

Para saber de transferências indevidas, ou contas abertas por outras pessoas no próprio nome, basta gerar os relatórios que carregam esse nome (Contas e Relacionamentos em Bancos/Empréstimos e Financiamentos SCR), e o mais rápido possível entrar em contato com a Instituição Financeira que você utiliza os serviços.

E para mais dicas como a de hoje…

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais. Confere aí, tenho certeza que não vai se arrepender. Valeu e um abraço.

Fonte: Tecmundo