Mais de 10 mil celulares já foram infectados pelo novo vírus do Android!

Fonte: Olhar Digital

Está fazendo um grande estrago o novo malware encontrado em dispositivos Android. Chamado de FlyTrap, ele já infectou mais de 10 mil dispositivos, em 144 países. O foco desse vírus está em roubar dados pessoais, como localização, endereço de IP, e-mail, ID do Facebook, cookies, informações de login e muitas outras coisas a mais – ou seja, tudo que se refere à sua privacidade e integridade tecnológica.

Segundo um relatório da empresa de segurança digital Zimperium, muitos casos ocorreram desta forma: alguns usuários tiveram a conta do Facebook sequestrada e os hackers, por meio dessas contas, enviaram links de phishing (sequestro de dados) em mensagens ou postagens na rede social, para outras pessoas, que também acabavam por ter o celular infectado.

Criação e proliferação do vírus

Segundo informações de especialistas, o malware foi criado em uma base no Vietnã, sendo que se proliferou de várias formas. Além da já citada acima (mensagens e postagens no Facebook), também por meio de aplicativos na Play Store, além de outras lojas que fornecem apps para o sistema Android.

Outro modo, pelo qual inúmeras pessoas tiveram os seus smartphones infectados, foi por meio de anúncios falsos na internet – como cupons de acesso grátis à Netflix, ingressos grátis para jogos de futebol e cupons do Google AdWords. Se o usuário clicar em qualquer um desses links maliciosos citados, o aplicativo solicitará login e, pronto! Terá todos os seus dados roubados. A ameaça é grande, por conta dos links e anúncios parecerem verdadeiros.

Como se proteger disso??

A Google já “fez sua parte” ao remover da loja os apps que facilitavam a infecção do seu celular. Agora, tudo depende da sua ação e, para um uso mais seguro do seu celular, serão listadas algumas dicas a seguir:

  • não faça permissões desnecessárias ao longo da instalação de apps; 
  • não faça download de aplicativos desconhecidos, mesmo que seja na Play Store;  
  • nunca entregue as informações da sua conta do Facebook; 
  • só faça login no Facebook e outras redes sociais por meio do aplicativo ou site oficial. 

Leia também nosso artigo sobre quais aplicativos que você nunca deve instalar no celular.

E para mais dicas como a de hoje

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, vamos te manter atualizado sobre várias novidades do mundo da tecnologia, nossos produtos, assim como tudo de importante envolvendo a nossa empresa. Confere aí, tenho certeza que você não vai se arrepender.