fbpx

O que um bom software de gestão deve ter?

É claro que sistema perfeito não existe! A tecnologia está sempre sofrendo mudanças constantes, que visam a própria melhora, que é contínua e ininterrupta. Por isso, todo e qualquer sistema de gestão sempre está passando por mudanças, as quais podem surgir como bugs (erros de sistema, que devem ser corrigidos), ou como melhorias, identificadas pela equipe de desenvolvimento e até mesmo requisitadas por clientes.

Tudo bem, alguns erros e falhas são normais de qualquer sistema operacional. Mas o que diferencia, de fato, um sistema bom de um considerado “ruim”? Como entender o que um ERP deve ter para ser considerado bom? Veja isso e ainda mais no nosso texto de hoje. Confira, abaixo, o que consideramos essencial em um sistema de gestão especializado.

Gestão de dados segura e eficaz

Hoje em dia, muitos dos sistemas já oferecem a possibilidade de manter seus dados em nuvem, seguros contra possíveis problemas que possam ocorrer – como ataques de hackers, ou queima do servidor principal. É muito importante saber se você está consumindo um produto que oferece essa possibilidade, como serviço adicional, por exemplo.

Sobre a qualidade dos dados, algo óbvio: é necessário que o armazenamento seja integral – ou seja, tudo que é feito deve ter possibilidade de acesso e registro. Esse é um fator que coloca os sistemas ERP à frente de atividades humanas manuais, seja no papel ou na planilha, que necessitam sempre do registro e conferência do mesmo processo, o que gera atrasos.

Possibilidade de integrações

Por vezes, pensa-se que o ERP será um sistema “salvador”, ou seja, que oferecerá opções ilimitadas de uso. Porém, a realidade é outra: por vezes a integração com outros sistemas/ferramentas é necessária – o MyCommerce, por exemplo, é integrado com o Mercado Livre, rastreamento dos Correios e algumas outras ferramentas.

Essa capacidade de flexibilização é uma dádiva que somente sistemas prontos para vários cenários possuem, uma vez que a tecnologia sempre evolui e exige certa flexibilização de todas as partes.

Controle de estoque

É mais do que certo que o estoque é considerado o “Coração do Varejo”. Por isso mesmo, não são necessários mais motivos para que um sistema de gestão abarque esse elemento tão importante para uma gestão de sucesso. As opções, referentes ao estoque, são várias: baixa automática, possibilidade de realizar o acerto de estoque de modo mais seguro e eficaz, assim como coisas mais específicas: transferências entre empresas, por exemplo.

Financeiro e fluxo de caixa

Outra coisa que não pode faltar é a otimização da gestão financeira: algo que valerá para ações simples, até as mais complexas, tais como notas fiscais, gestão bancária e todas as outras opções. A saúde do fluxo de caixa sempre melhora com o software de gestão, porque o controle é total, em todos os sentidos, o que vale paras as entradas e saídas em sistema. Não é preciso dizer muito, a lógica é simples: para melhorar a gestão financeira, um ERP sempre será necessário.

Relatórios para controle de dados

Relatórios, muitas vezes, são vistos como algo secundário e sem muita utilidade. Ah, se os comerciantes a importância que a coleta e análise de dados e informações tem em uma empresa: qual o desempenho de vendedores? Qual os últimos dados financeiros? Existem muitas devoluções em vendas? Essas opções e muitas outras, entram na questão dos relatórios – o MyCommerce, por exemplo, conta com quase 200 opções de dados em relatório, os quais possuem várias opções de análise.

Atenção total do suporte

Esse último ponto deve ser analisado com muita profundidade, antes de contratar qualquer solução em software: você sabe a qualidade do suporte? A ajuda é garantida mesmo, nos momentos cruciais? O mais correto é perguntar para pessoas que já utilizam o sistema se o suporte é bom mesmo, qual o nível de auxílio, enfim, tirar todas as dúvidas possíveis. Outro caminho interessante é buscar as avaliações que a empresa tem no Google, visto que lá se tem uma boa ideia de tudo isso. Já destacamos a qualidade do nosso suporte, em outro texto do nosso blog.

E para mais dicas como essa…

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas, e você fica antenado em todas as novidades envolvendo a nossa empresa. Confere aí! Valeu e um abraço.

Autor da imagem destacada: senivpetro