Receita Federal: e-mail falso com o nome da instituição pode roubar seus dados!

Superintendência da Receita Federal, em Brasília.  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais um problema envolvendo e-mails falsos, com risco de roubo de dados. Dessa vez, o e-mail dos cibercriminosos carrega o nome da Receita Federal e já há fortes indícios de ter enganado algumas pessoas. O que acontece e engana os receptores do e-mail é o seu formato.

O conteúdo e formato do e-mail requisitam ao destinatário a regularização do Imposto de Renda 2021. Muitos layouts, imagens e links tentam imitar os e-mails que são, na realidade, enviados pela instituição, e é aí que algumas pessoas acabam por se enganar.

Recebi um e-mail parecido. O que fazer?

Se você recebeu um e-mail com as descrições parecidas com essa acima, recomendamos seriamente que não interaja com nenhum dos arquivos presentes nele, por via de dúvidas. Se deseja conferir de modo seguro alguma pendência, acesse o e-CAC, disponível no site da Receita.

Outra elemento que mostra o golpe, é o fato de a Receita Federal nunca encaminhar e-mails com comunicados oficiais nos endereços eletrônicos. E-mails enviados são somente para alertar que você tem alguma notificação pendente no portal oficial da Receita Federal. No nome da Receita Federal, nunca serão enviados links, imagens, ou até mesmo arquivos suspeitos. Tenha cuidado e proteja seus dados, arquivos e informações pessoais.

Segurança

O mais seguro a se fazer, sempre, é acessar os links oficiais da Receita Federal, sobretudo digitando www.gov.br/receitafederal na barra de endereços. Jamais clicar em link de e-mail recebido de fontes estranhas!

Neste momento de pandemia, os ataques digitais cresceram de forma enorme. Em nosso blog já citamos inúmeros casos acontecidos, como se prevenir, entre outros pontos importantes referentes à essa temática.

Fonte: gov.br