Como fazer cadastro de COI?

Você sabia que é possível fazer o cadastro de vários tipos de COI (Código de Operação Interna), dentro do seu MyCommerce? Sim, e é bem fácil. O COI é muito importante e serve para você cadastrar inúmeros tipos de operações fiscais, com diferentes códigos de CFOP (código fiscal de operações e prestações). Para isso, basta que você siga os passos que vamos disponibilizar abaixo. Ao final do texto, deixamos um vídeo explicando esse processo também.

Com seu MyCommerce aberto…

Selecione o menu de “Cadastro > COI (Código de Operação Interna”). A seguinte janela vai se abrir para você:

Nessa janela, existem os COIS já criados no sistema, assim como a opção para editá-los, ou excluí-los. Clique na outra opção, chamada “adicionar”, e outra janela de alteração vai se abrir para você:

Agora, é necessário ter muita cautela, pois todos esses campos devem conter as informações exatas do que você vai cadastrar. Primeiro, a Descrição, que é o nome. Depois, a Natureza de Operação (Nota Fiscal). Aí, se ela não for informada, o nome colocado será do CFOP em questão. A seguir, informe a Categoria (Compra, Despesa, Venda, etc.), assim como o Estoque (Entrada ou Saída) e a Finalidade.

Mais abaixo, se você marcar a opção “Gerar Financeiro”, o COI será vinculado a um plano de contas, que deve ser inserido no campo “A Vista” ou “A Prazo”. na aba de “Adicionais”, existem algumas opções extras que você pode utilizar (como movimentação de estoque, por exemplo). Mais ao lado, selecione se o lançamento é “Normal” ou “Resumido”, assim como a opção de “Preço”.

A seguir, estão os campos na parte chamada “CFOP”, que são determinantes. Será necessário entrar em contato com a contabilidade anteriormente, para que sejam preenchidos de forma correta, pois cada um deles corresponde a uma operação específica e devem se ligar ao tipo de COI que você cadastrará. Também veja que tanto em operações estaduais, quanto interestaduais, existe uma aba chamada “Substituição Tributária”. Nela, é possível inserir os códigos de substituição e industrializado de pessoas físicas, ou jurídicas, assim como fazer a operação de CFOP por CST:

Campos de substituição e industrializado de PF e PJ. Mais abaixo, o campo de CFOP por CST.

Por fim, ainda há o campo onde deve ser inserido o CFOP em operações estrangeiras (último de baixo) e, por fim, se esse COI será o padrão para a categoria em questão (marcando a opção “Definir o COI atual como padrão para a Categoria). Assim, você aprendeu todo o processo completo, referente ao cadastro de COI no MyCommerce.

Gostou desse texto? Então se inscreva no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, será possível ter acesso semanal a dicas como essa que você viu hoje. Valeu e um abraço.