6 recursos do WhatsApp que você tem de conhecer

O WhatsApp ganhou notoriedade internacional na última década, por conta de suas características multiuso: é possível enviar mensagens de texto, documentos, áudios e vídeos e realizar chamadas de voz e vídeo, tudo isso de forma rápida e simples, num mesmo lugar.

São várias possibilidades de uso e cada uma delas carrega, dentro de si mesmas, inúmeras utilidades diferentes, para tornar sua experiência com o aplicativo mais dinâmica, confortável e interativa. Pensando nisso, viemos te falar sobre 6 recursos do seu Whats que você talvez não conheça, e que podem ser muito úteis em seu dia-a-dia.

1 – Alterar fonte textual para negrito, itálico ou outros estilos

Para alterar a formatação das mensagens de texto do seu WhatsApp, será necessário conhecer alguns comandos secretos (os quais são, normalmente, desconhecidos para o público geral) que vamos expor abaixo:

Negrito: Insira um asterisco antes e um depois da palavra. Ex: *negrito* Itálico: Insira um underline antes e um depois da palavra. Ex: _itálico_. Riscar: Insira um til antes e depois da palavra. Ex: ~riscarpalavra~. Mudar a fonte do texto: Antes e depois da palavra adicione três crases. Ex:  ` ` `  fonte diferente ` ` `.

2 – Desabilitar download automático de arquivos

Essa opção tende a ser muito útil para todo mundo! Quem nunca, num belo dia, abriu sua galeria de mídias e encontrou centenas de imagens e vídeos do WhatsApp, baixados automaticamente e que tiveram de ser excluídos, um por um? Com o download automático desabilitado, tudo ficará mais fácil.

Para isso, será necessário selecionar as opções, na parte superior e seguir esse caminho no seu aplicativo “Configurações > Armazenamento e dados” e aí desabilitar o que for necessário, “ao utilizar Wi-Fi”, ao “utilizar dados móveis” e “em Roaming”, assim como os tipos de arquivos que terão a permissão de download automático desabilitada.

3 – Desbloqueio por impressão digital

Esse é um recurso pouquíssimo conhecido ainda, por conta de ser relativamente novo – disponibilizado para todos no final de 2019 e início de 2020. Ao ativá-lo, você terá de utilizar sua digital para entrar no app. As opções para bloqueio de app são: imediatamente, após 1 minuto e após 30 minutos.

Para utilizá-lo, basta ir até o menu de opções (parte superior da tela) > Conta > Privacidade. A última opção se chamará “Bloqueio por Impressão Digital”. Aí, basta seguir os passos mostrados em tela, que são de fácil utilização.

4 – Marcar mensagem como favorita

Eis aí mais uma pequena funcionalidade pouco conhecida/utilizada, que pode ser muito útil. Por que? É simples: com ela, será possível deixar salvas e de fácil acesso algumas mensagens importantes e prioritárias suas. Para “favoritar” uma mensagem basta que, dentro do chat em questão, deixe o dedo pressionado sobre a mensagem desejada e clique no ícone da estrela, no topo da sua tela.

Após esse processo, já na tela inicial do seu app, será necessário selecionar o ícone de opções, no canto superior direito da tela e escolher a opção “Mensagens Favoritas”. Aí, serão encontradas todas aquelas que foram favoritadas, anteriormente.

5 – Crie atalhos rápidos para conversas específicas

Mais uma dica “secreta” que pode ser útil: caso você tenha algum contato frequente no seu aplicativo e deseja acessar ele mais rapidamente, basta pressionar o dedo por alguns segundos sobre ele e clicar, mais acima, no ícone de opções. Dentro dele, selecione a opção “Adicionar atalho para a conversa”. Após isso, um ícone de atalho ficará salvo na área de trabalho do seu celular.

6 – Personalize notificações para contatos prioritários

Para efetivar isso, é muito fácil: primeiramente, abra a conversa em que deseja personalizar a notificação. Depois, clique sobre o nome do contato, na parte superior da tela. Após isso, selecione a opção “Notificações personalizadas”, logo abaixo do nome e foto do contato. Na tela que se abriu, clique em “Usar notificações personalizadas” e padronize-as de acordo com o seu gosto.

Hoje, foi possível conhecer alguns recursos interessantes do seu WhatsApp. Se você deseja ter acessos a mais dicas como essa semanalmente, inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Valeu e um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *