5 segredos para valorizar os talentos da sua empresa

Image by: Freepik

Vivemos numa sociedade cada vez mais líquida. As relações reais são deixadas de lado e o valor das pessoas não lhes é atribuído. Uma empresa que valoriza seus talentos, nesse sentido, mostra-se diferente das demais.

Por conta disso, viemos te falar sobre algumas ideias úteis, para você colocar em prática já, sobre a relação com seus colaboradores jovens e que são considerados promissores, dentro do meio empresarial e social.

A seguir, listaremos os itens que consideramos essenciais na preservação dos talentos, bem como o porquê de serem tão importantes.

Novos desafios

Novas missões e objetivos a serem atingidos animam a vida de qualquer pessoa. Sejamos sinceros: quem gosta de fazer a mesma coisa sempre, todos os dias, de forma repetitiva? Ninguém gosta e, por isso, diferentes desafios são importantes.

Já pensou que pode ser útil, por exemplo, colocar gente diferente num projeto inovador da sua empresa? Um projeto que vai trazer novos rumos para o seu negócio? Outra opção muito utilizada é a elaboração de um plano de carreira claro. Isso dá uma perspectiva de garantias futuras para a pessoa, a qual se move pelo que busca atingir no horizonte.

Reconhecimento

Elogio, feedback, “parabenização”. Não importa a palavra, o que realmente importa é que todos gostam de algum reconhecimento pelo bom trabalho prestado, por algo que se faz com qualidade, diariamente. Para algumas pessoas, isso parece algo relativo e sem muita importância. Para outras, porém, o reconhecimento determina e muda muita coisa.

“O trabalho dignifica o homem”, já havia afirmado o sociólogo alemão Max Weber. Nesse sentido, a dignidade e o reconhecimento andam de mãos dadas, pois o ser humano se sente importante, quando vê que aquilo que faz muda a vida das pessoas e tem real importância.

Pertença

Palavra muito utilizada nos dias de hoje, sobretudo por grandes corporações. É muito estratégica, pois aqui se afirma a importância de que o funcionário se sinta parte do local onde trabalha. A Google, por exemplo, deixa que seus colaboradores personalizem suas mesas e computadores de modo livre e que utilizem a roupa que quiserem, no dia-a-dia (até mesmo animais de estimação são permitidos aos funcionários).

Outra tática muito eficaz é a participação nos lucros e em decisões diretas e importantes. Aqui, cria-se a cultura do trabalho colaborativo: todos são importantes nos processos decisivos e essenciais.

Gestão de pessoas

Note que, nos últimos 10 anos, os termos “chefe”, ou “chefe de setor” são cada vez menos utilizados e substituídos por outros. É consenso, entre profissionais que trabalham com gestão de pessoas, que o fator decisivo para a preservação de funcionários é a boa comunicação e capacidade de entender as pessoas – e não titulações profissionais.

Muito se usa o termo “empatia” hoje, mas é muito mais do que isso: é, sobretudo, saber o que pulsa no coração de cada um e de como transformar isso em algo benéfico para a pessoa e, sobretudo, à empresa.

Oferecer estrutura e apoio

Prestar estrutura, apoio para o desenvolvimento pessoal e os meios para que a pessoa possa transformar suas potencialidades: tudo isso é muito válido. Esses itens dão sinais de que sim, espera-se o melhor da pessoa, mas que também ela tem tudo em mãos para fazer isso.

Outro diferencial: estar presente e se mostrar próximo em situações limite da vida humana: incidentes, perdas, etc. são características diferenciais, as quais revelam que a instituição se importa e deseja, de fato, oferecer algum tipo de ajuda e compreensão.

Colocamos, acima, os itens que consideramos essenciais para a preservação de talentos. Existe algum a mais, que você considera essencial? Então coloque nos comentários abaixo.

E para mais reflexões, dicas de produtos, artigos informativos, e dicas diárias de uso do seu MyCommerce, inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Estamos te esperando lá! Um grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *