De que modo o protesto de boletos pode facilitar sua vida!

“Protesto de boletos”. Você já deve ter ouvido esse termo alguma vez, com toda certeza. Se ainda não sabe o que é e qual sua finalidade, hoje vamos te explicar esse processo de modo detalhado, dentro do seu MyCommerce.

Antes de qualquer coisa, porém, convém que nós te expliquemos qual é a importância de efetuar o protesto de boletos. Assim, será possível melhor compreender o passo a passo posterior. Por isso, é importante ter em mente que:

O protesto é uma ferramenta eficiente para recuperar as dívidas inadimplentes. É uma forma extrajudicial de cobrança regulada pela Lei Federal 9.492/97 […] Ao ser protestado, será feito o registro nos livros do cartório e o protesto só será cancelado mediante o pagamento da dívida.

Protesto de boleto bancário: como funciona? – disponível aqui.

Nas linhas acima, fica bem explícita a função do protesto de boletos: recuperar dívidas inadimplentes. Tudo nos parâmetros das leis nacionais. Ou seja, é uma vantagem extra que você poderá ter, nesse âmbito das cobranças.

Tendo em vista a importância que isso pode ter na gestão da sua empresa, veja abaixo como fazer esse processo dentro do seu MyCommerce, de forma detalhada, de dois modos: manualmente, ou com a ajuda do nosso suporte técnico.

1 – Protesto de modo manual

O protesto manual se dá da seguinte forma: após você gerar o boleto, numa venda de balcão, por exemplo, será necessário gerar a remessa de boletos para o banco. Para isso, acesse o menu de “Financeiro > Integrações Bancárias > Gerar Remessas”. Na tela que se abriu, clique em “listar”. Após isso, selecione o(s) boleto(s) em questão e clique em “Gerar Remessa”:

Depois de gerar a remessa, será necessário ir até o menu de “Consultas > Boletos > Boletos Emitidos”. Aí, após listar os boletos, selecione o desejado e clique em “Instrução”, assim como mostramos a seguir:

Depois de clicar em “Instrução”, a janela que se segue será aberta na sua tela. Nela, você deverá optar pela opção de “Protestar” e, em seguida, clicar em “Gravar”:

E pronto! Está encerrado o primeiro processo para protestar um boleto. A seguir, falamos um pouco sobre o 2° modo de protesto.

2 – Protesto com ajuda do suporte técnico

Bom, conforme já se entende com o título, será necessário contatar nosso suporte técnico para configurar essa segunda maneira de protesto para boleto. As operações se darão nesta tela abaixo:

O auxílio do nosso suporte se faz necessário, por conta de questões técnicas, que tem de ser diretamente configuradas por nossos especialistas no sistema. Por isso, não perca seu tempo e entre em contato conosco, para te ajudarmos da melhor forma possível.

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