Transformação Digital: impactos e perspectivas

“Transformação” e “Digital”. Duas palavras que, normalmente, associamos à ideias revolucionárias, que virão para quebrar paradigmas e mudar os rumos da espécie humana, de uma vez por todas. Pois bem, o assunto de hoje gira em torno disso: inovação.

Tomando por base a ideia de especialistas e outras fontes seguras, vamos procurar escrever sobre o que é a Transformação Digital e os eventos à ela relacionados, isto é, qual o impacto para nós e para as pessoas com que convivemos no dia-a-dia (lembrando que só vamos abordar alguns aspectos, desse tema que é muito vasto).

O que é Transformação Digital?

Vamos começar de forma simples, para partirmos rumo às problemáticas do tema:

“Transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações, dando um papel essencial para a tecnologia.”

Transformação Digital: o que é e quais os seus impactos na sociedade – Disponível aqui.

Esse é o conceito integral. Lendo as linhas acima, entende-se que a tecnologia veio para ficar, de vez, no mundo empresarial. É simples de entender: o mundo está mudando rapidamente e nós, querendo ou não, temos de nos atualizar.

Levando isso para o âmbito empresarial, a Transformação Digital se dará no nível de atividades comuns, as quais antes eram feitas manualmente, utilizando técnicas e métodos mais lentos, pesados e demorados, mas que agora passarão a ser totalmente automatizadas e otimizadas. Estamos falando da migração completa, do que era sólido, para o estritamente tecnológico e digital.

Como isso impacta meu dia-a-dia?

Isso já te impacta faz muito tempo, você só não percebeu ainda. Sua empresa tem um software de gestão? A estrutura administrativa do seu agronegócio passou a ser totalmente digital? Outro exemplo: montadoras de avião utilizando peças feitas em impressoras 3D, nos seus novos modelos de aeronaves. Incrível, não é? A Transformação Digital está em tudo.

Pode parecer simples, mas não é, pois isso exige uma adaptação imensa dos indivíduos, empresas e instituições. Tudo passa a girar ao redor do digital. Estamos falando de uma nova cultura, uma nova mentalidade, criada por visionários como Steve Jobs, Bill Gates e Elon Musk (Aliás, a Tesla, empresa de Elon Musk, que produz carros totalmente elétricos, tornou-se a montadora de veículos mais valiosa do mundo).

Justamente por se uma nova cultura que tudo se torna novo e a adaptação tem de ser diária, pois os processos antigos não serão mais efetuados como de costume.

Adaptação e perspectivas. Como começar?

Se a sua empresa ainda não deu alguns passos iniciais para a melhoria dos processos internos, existe muita coisa a ser feita. Vamos falar rapidamente sobre alguns deles e seus benefícios: rapidez na comunicação; decisões fundamentadas em evidências; automatização de processos; a consequente redução de custos; e o aumento da satisfação do cliente.

A rapidez na comunicação é essencial e extremamente benéfica: decisões que antes demoravam semanas, agora se dão em minutos. Mas isso, claro, se houver a colaboração de todos os setores da empresa. Portanto, se a comunicação é um substantivo pouco explorado na sua empresa, questione-se: o que fazer, de concreto, para maximizar nossos processos comunicativos?

Decisões fundamentadas em evidências: vivemos num período extremamente científico, onde inúmeras técnicas e metodologias novas são criadas, todos os dias. Somente vale a pena manter no seu negócio estratégias e produtos que tenham eficácia garantida. Arriscar em ideias sem fundamento comprovado pode ser sinônimo de perdas e custos excessivos.

Automatização de processos e redução de custos estão interligadas. É muito fácil de entender: se sua empresa utiliza um software de gestão, passa a economizar tempo e custos extras que existiam antes, quando tudo era manual. Tudo fica otimizado. E isso se dá em todos os níveis da tecnologia.

Maior grau de satisfação do cliente: consequência natural do processo aqui abordado. Claro, sem a colaboração da equipe de funcionários, isso não é possível. Mas com a otimização de todos os seus processos, os clientes saem ganhando e sua equipe também: menos problemas para todo mundo. É uma via de duas mãos: o cliente tem de estar satisfeito e a equipe de colaboradores também.

Lembrando que os itens acima são possíveis, somente se você aceitar de vez a era da Transformação Digital. Já passou da hora de mergulharmos nos mares da tecnologia e da inovação.

Quer saber de mais uma coisa que a Transformação Digital proporcionou? Nossas soluções em software. Com elas, você poderá revolucionar sua empresa, ter mais agilidade e redução de custos. Se deseja se informar melhor, entre em contato conosco pelo nosso site: www.visualsoftware.inf.br, ou pelo telefone (46) 3532-2005. Estamos esperando seu contato 😉.

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