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Otimizando o processo de comissões da sua empresa!

Imagem de FreePik

As comissões por vendas podem estimular seu colaborador a render muito mais do que o normal. Nesse sentido, torna-se importante que, além do processo de comissões em si, você tenha tudo isso organizado em sistema.

Por isso, viemos te explicar como funciona nosso processo de comissões, dentro do MyCommerce. Antes disso, contudo, entenda porque comissões podem ser importantes na sua empresa.

Comissões e suas vantagens

Sejamos sinceros: quem não gosta de uma bonificação? Um “prêmio”, após efetuar uma grande venda? Todos gostam! Exatamente por isso que as comissões são importantes: funcionam como uma motivação para seu colaborador vender mais.

Em toda grande empresa, note um elemento que passa quase que despercebido, mas é essencial: todas elas contam com um processo organizado de comissões. O desempenho aumenta, pois um dinheiro extra faz bem para todo mundo, não é?

Por isso, veja abaixo como fazer o processo de comissões no seu software, de modo simples e detalhado. Primeiro você terá de cadastrar o tipo de comissão que seu vendedor vai receber, para depois dar baixa nela.

Comissões no MyCommerce

Com seu software aberto, selecione o menu de “Vendedores e Funcionários”. Selecione o cadastro do seu vendedor e clique em editar. Já na janela de edição, vá até a aba de “Comissões” e veja que será possível escolher o tipo de comissão:

Tela de comissões no menu de cadastro de vendedores e funcionários.

Em “Diferenciada por Produto e Serviço“, haverá a bonificação por produtos e serviços cadastrados em uma mesma linha de comissão. Para isso, você deverá, primeiro, cadastrar a linha de comissão em “Cadastro > Comissão > Linha de Comissão”. Depois, adicionar essa linha nos produtos desejados, no cadastro de produtos:

No menu de cadastro de produtos, selecione a linha de comissão correspondente, cadastrada anteriormente.

Voltando aos tipos de comissão, em “Sobre Percentual de Desconto”, a comissão se dará por percentuais cadastrados na comissão escalonada, dentro do menu “Cadastro > Comissão > Comissão Escalonada”.

Também é possível selecionar o tipo de comissão “Sobre as Formas de Parcelamento”, cadastradas em sistema. Para isso, quando cadastrar uma forma de parcelamento em “Cadastro > Complementares > Financeiro > Formas de Parcelamento”, coloque os números desejados:

Possibilidade de cadastro da comissão nas “Formas de Parcelamento”.

Nós vamos utilizar o último modelo, “Percentual sobre Total de Venda”. Deixamos um valor de 3,00% por vendas de cada unidade de produtos:

Após efetuar a venda, a quantia destinada ao nosso vendedor já está registrada em sistema, no menu de “Financeiro > Comissões”, assim como se vê a seguir:

Depois de efetuar uma venda, por exemplo, será possível dar baixa das comissões, nessa tela específica.

Nessa janela que se abriu, selecione o vendedor, clicando no ícone do binóculo. Seguindo as instruções apontadas, será possível acompanhar os valores acumulados por cada venda do seu colaborador, bem como efetuar a baixa da comissão.

Como prometido, foi muito simples e fácil aprender nosso processo de comissões! Para mais dicas de produtos, siga ligado nas nossas páginas nas mídias sociais – clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram. Valeu e um grande abraço.

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