Conhece os 4 principais erros na gestão de estoque?

Créditos da imagem: Freepik

Gestão de estoque é uma coisa complexa e importante, que exige muita organização. Não à toa, o estoque é chamado de “Coração do Varejo“. Tudo bem, disso todo mundo sabe. A grande questão é: como melhorar minha gestão de estoque? Para isso, é necessário desconstruir as grandes falhas dessa atividade.

Por conta dos motivos listados acima, hoje você vai descobrir 4 principais erros na gestão de estoque. Antes disso, porém, vamos entender um pouquinho a efetiva importância de manter seu estoque atualizado.

Gestão de estoque e sua importância

Poderíamos listar inúmeros motivos para manter seu estoque atualizado. Porém, achamos mais efetivo trazer algumas palavras de referência, para que assim você entenda melhor esse conceito:

Essa prática é determinante para que você obtenha sucesso com o seu negócio. Ela possibilita que todas as demandas sejam atendidas, inclusive nos períodos de baixa ou de alta procura por seus produtos. A gestão de estoque é importante também para assegurar a continuidade das operações e a otimização dos recursos disponíveis.

Por que a gestão de estoque é importante? – Disponível clicando aqui

Como se vê acima, com uma gestão de estoque eficiente, sua organização tende a melhorar (e muito). Será possível ter uma previsão de tudo o que vai ser feito com os seus produtos, desde saídas até entradas. Mas isso, é claro, quando o processo é organizado.

Por outro lado, quando seu controle de estoque é baixo, ineficaz ou mal planejado, podem ocorrer alguns erros cruciais, os quais vamos explanar agora:

1 – Acúmulo

A não ser que seja de dinheiro, o acúmulo nunca é benéfico. Espaços cruciais são tomados por mercadorias com baixa saída, ou pouco utilizadas. Sem organização, há desperdício de materiais, expiração do prazo de validade e muito, mas muito desperdício. Esses malefícios são óbvios.

Um benefício de manter estoque atualizado: se a data de validade for acompanhada constantemente, você poderá, por exemplo, fazer campanhas promocionais para lotes de produtos que estão próximos de vencer, tudo de forma mais clara e simples.

2 – Excesso de compras

Sem acompanhamento de estoque, há mais prejuízos. Quer um exemplo? Sua empresa comprou um grande lote de produtos, e só depois viu que já tinha um lote deles armazenado: Prejuízo. E, provavelmente, foi um prejuízo considerável na sua gestão orçamentária.

Com o estoque controlado, esqueça situações como essa. Você poderá fazer planejamentos antecipados, previsões futuras de investimentos e controlar perdas.

3 – Falta de segurança e armazenamento de qualidade

A dificuldade de acesso dos funcionários responsáveis pelo estoque, ausência de monitoramento eficaz, como câmeras: tudo isso facilita furtos de terceiros e, por conseguinte, o baixo controle desse serviço essencial.

Sem um armazenamento de qualidade, sua empresa também vai sair perdendo, pois os produtos podem ter sua durabilidade afetada e reduzida.

4 – Não realizar a conferência na entrada de produtos

Imagine que seu fornecedor cometeu um erro no transporte dos produtos e enviou a quantidade errada de mercadorias. E se o preço veio diferente do que foi combinado, anteriormente?

A conferência evita fraudes e faz com que seu estoque se mantenha sempre atualizado. Isso garante que a quantidade inserida na nota fiscal, seja a mesma registrada pelo funcionário responsável pela conferência.

Hoje, você viu 4 erros principais, que podem ser evitados com a otimização da sua gestão de estoque. Se deseja continuar ligado em dicas de gestão empresarial, inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Valeu e um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *