fbpx

Fluxo de caixa: porque é importante ter e como utilizá-lo no MyCommerce!

No dia de hoje, viemos te falar sobre a importância de se ter o controle do seu fluxo de caixa e, junto disso, apresentar nosso módulo do MyCommerce, desenvolvido especificamente para que você tenha um melhor desempenho financeiro.

Antes de apresentar a parte específica do MyCommerce, contudo, vamos te falar um pouco sobre o conceito principal explorado no texto de hoje: fluxo de caixa.

Por que é importante dispor de um fluxo de caixa?

Esse conceito de gestão empresarial, infelizmente, não é muito conhecido. Por qual motivo? Não sabemos. O que se sabe é que, se todos os empreendedores tivessem acesso à ele (sobretudo os de pequeno e médio porte), o crescimento e melhora da gestão financeira seriam certos. Abaixo você entende o porquê disso, com as palavras de um especialista do Sebrae:

[…] é por meio dele (fluxo de caixa) que o empresário mantém a vida financeira do empreendimento organizada. Assim, ele fica ciente de todo o dinheiro da empresa, tanto as receitas e quanto as dívidas, a fim de tomar as melhores decisões na hora de remanejar os valores para setores que a empresa necessite, por exemplo, além de impedir, que você atrase os pagamentos dos impostos que incidem sobre a sua empresa. 

SEBRAE – Fluxo de Caixa, disponível clicando aqui

Vale lembrar que o tipo de fluxo de caixa do software é o projetado, ou seja, trabalha-se com uma quantidade estimada de dinheiro que vai passar pelo seu caixa, tanto das receitas quanto das despesas, isto é, do que pode vir a faltar ou a sobrar na sua empresa.

MyCommerce e o fluxo de caixa

Com seu software aberto, selecione o menu “Financeiro > Fluxo de Caixa”. A seguinte janela se abrirá na tela do seu computador:

Na última imagem mostrada, nota-se que o controle de caixa pode ser filtrado de acordo com o Período, onde é possível ter uma visão Diária, Mensal ou Semanal e, também, se o tipo de fluxo é Realizado, de Lançamento ou Projetado. Também se pode Exibir a totalização em questão e, se for o caso, ter uma visão unificada de Empresas Integradas. Após definir os parâmetros, clique em Atualizar:

Veja que você dispõe, agora, de um excelente controle do fluxo de caixa e tem uma visão unificada de seu desempenho financeiro. Ainda é possível exportar essa relação financeira para uma pasta do seu sistema (clicando em exportar), ou imprimir toda ela.

No artigo de hoje, te falamos um pouco sobre o conceito de Fluxo de Caixa e como aplicá-lo no seu software. Se isso te foi útil, siga acompanhando nosso blog. Isso fica mais fácil se você se inscrever no nosso canal do Telegram, clicando nesse link aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *