Como gerenciar a troca e devolução de mercadorias com seus fornecedores

Você sabe me responder facilmente quanto de mercadoria você tem parada em seu estoque para efetuar a troca com seus fornecedores?

Caso não saiba a resposta, provavelmente você não está dando a devida atenção para isso ou não consegue gerenciar facilmente.

Hoje estou aqui pra lhe mostrar como você pode gerenciar facilmente, de forma que todos seus colaboradores possam auxiliar no controle e agilizar o processo.

Vamos lá!!!!

O MyCommerce possui a gestão de mercadorias com defeito, isso se aplica para todos os ramos de atividade, pois é algo tão comum que acontece com praticamente todos os segmentos.

Em seguida vamos simular alguns cenários para ficar de fácil entendimento.

Cenário 01: Qualquer colaborador da empresa ao testar um produto para entregar ao cliente pode perceber que aquele produto está danificado ou com defeito, mas ele não sabe quem é o fornecedor e nem com quem deve ser efetuado a troca ou assistência, porém, se ele não fizer nada corre o risco de outro vendedor tentar vender o mesmo item, então neste momento ele deve lançar esse produto em uma lista de “Produtos a enviar para troca/manutenção”, desta forma o sistema vai remover a disponibilidade desse produto do estoque e deixar na listagem de trocas.

Para acessar essa tela, clique em menu Estoque -> Produtos a enviar para troca/manutenção, conforme imagem abaixo.

Acesso de Produtos a enviar para troca/manutenção

Acessando a tela, o usuário mesmo sem saber de onde é comprado o produto ou qual é o procedimento cabível pode iniciar o processo, basta ele informar o Solicitante, que é ele mesmo, localizar o produto, para este ficar indisponível no estoque, especificar sua quantidade, informar o tipo, se é troca ou manutenção e por último especificar o motivo da troca.

Tela de produtos a enviar para troca/manutenção

Perceba que essa tela é de produtos “A Enviar“, isso quer dizer que não foram enviados, apenas foram removidos da sua área de vendas e separados em uma área de produtos a serem trocados ou enviados para garantia.

Com isso, damos o primeiro passo para o gerenciamento, provavelmente na sua organização existe uma pessoa responsável para resolver esse tipo de situação.

Essa pessoa ao acessar a tela pode efetuar filtros por marca, fornecedor, produto e outros, veja que o sistema já seta de quem você efetuou a última compra deste produto.

A partir desse momento o operador pode tomar 2 atitudes!

Atitude 01: Gerar troca, nesse instante o colaborador está especificando que está enviando para o fornecedor a mercadoria para ser trocada ou consertada, ele pode especificar o solicitante, o fornecedor e informar o número do RMA.

Envio para Troca

Atitude 02: Condenar o produto, ou seja, o colaborador colocou na listagem de produtos a trocar, mas ao verificar a mercadoria percebeu-se que foi derrubada ou avariada na empresa, o que foge da garantia da mercadoria e você precisa condenar para que saia do estoque e entre no seu DRE como prejuízo, então clicando em condenar, você vai especificar o Centro de Custo e o Departamento que vai ser lançado a perca da mercadoria.

Condenação de Produtos

Caso a mercadoria seja condenada o processo se encerra acima, mas, caso o produto seja enviado para o fornecedor, ele ficará disponível em outra tela, onde exibe as mercadorias já despachadas para seus fornecedores.

Em Estoque -> Gestão de Trocas com Fornecedores

Nessa tela é onde vamos gerenciar tudo que está com seus fornecedores, seja para troca ou manutenção. Perceba que você consegue gerenciar também mercadorias que vendeu ao seu cliente e as mesmas apresentaram defeito, com isso, você acabou auxiliando seu cliente com o envio para assistência.

Gestão de trocas com Fornecedor

Perceba, nesta tela, que você pode gerenciar trocas já enviadas a fornecedores, pode cadastrar uma diretamente sem passar pela tela que mostrei anteriormente.

Importante, sempre que houver uma troca a efetuar com algum fornecedor pendente, no momento que seu comprador estiver lançado um pedido de compra para este fornecedor, o sistema vai alertar o comprador, até para que ele possa muitas vezes agilizar o processo junto ao fornecedor.

Nesta mesma tela também é possível emitir uma NF-e para enviar a mercadoria ao fornecedor, conforme imagem abaixo.

Geração de NF-e diretamente na tela de gestão de trocas com fornecedor

Além disso, pode registrar anotações, conversas com fornecedor, fotos e outros, pelo botão Histórico, conforme imagem abaixo.

Tela de histórico

E por fim a principal função desta tela, a Baixa, onde você vai registrar se seu fornecedor lhe devolveu a mercadoria, se ele vai lhe Indenizar ou mesmo trocar a mercadoria por outra.

Tela de baixa de troca

Ao efetuar um retorno, o sistema vai devolver o produto para o estoque, mas você pode informar que voltou outro produto, caso o fornecedor não possua mais o mesmo modelo e lhe devolva um produto similar.

Tela de Retorno

Caso o fornecedor opte por lhe indenizar, quando você clicar em Indenizar o sistema vai abrir uma tela de indenização, conforme imagem abaixo, ou seja, vai gerar um crédito para sua empresa junto ao seu fornecedor.

Tela de Indenização

Por fim, se você finalizar a troca o sistema vai devolver diretamente os produtos para o estoque.

Espero que tenha ficado claro, mesmo assim, vou colocar uma live gravada explicando também esse mesmo conceito.

Até a próxima!