Você sabe me responder facilmente quanto de mercadoria você tem parada em seu estoque para efetuar a troca com seus fornecedores?
Caso não saiba a resposta, provavelmente você não está dando a devida atenção para isso ou não consegue gerenciar facilmente.
Hoje estou aqui pra lhe mostrar como você pode gerenciar facilmente, de forma que todos seus colaboradores possam auxiliar no controle e agilizar o processo.
Vamos lá!!!!
O MyCommerce possui a gestão de mercadorias com defeito, isso se aplica para todos os ramos de atividade, pois é algo tão comum que acontece com praticamente todos os segmentos.
Em seguida vamos simular alguns cenários para ficar de fácil entendimento.
Cenário 01: Qualquer colaborador da empresa ao testar um produto para entregar ao cliente pode perceber que aquele produto está danificado ou com defeito, mas ele não sabe quem é o fornecedor e nem com quem deve ser efetuado a troca ou assistência, porém, se ele não fizer nada corre o risco de outro vendedor tentar vender o mesmo item, então neste momento ele deve lançar esse produto em uma lista de “Produtos a enviar para troca/manutenção”, desta forma o sistema vai remover a disponibilidade desse produto do estoque e deixar na listagem de trocas.
Para acessar essa tela, clique em menu Estoque -> Produtos a enviar para troca/manutenção, conforme imagem abaixo.
Acessando a tela, o usuário mesmo sem saber de onde é comprado o produto ou qual é o procedimento cabível pode iniciar o processo, basta ele informar o Solicitante, que é ele mesmo, localizar o produto, para este ficar indisponível no estoque, especificar sua quantidade, informar o tipo, se é troca ou manutenção e por último especificar o motivo da troca.
Perceba que essa tela é de produtos “A Enviar“, isso quer dizer que não foram enviados, apenas foram removidos da sua área de vendas e separados em uma área de produtos a serem trocados ou enviados para garantia.
Com isso, damos o primeiro passo para o gerenciamento, provavelmente na sua organização existe uma pessoa responsável para resolver esse tipo de situação.
Essa pessoa ao acessar a tela pode efetuar filtros por marca, fornecedor, produto e outros, veja que o sistema já seta de quem você efetuou a última compra deste produto.
A partir desse momento o operador pode tomar 2 atitudes!
Atitude 01: Gerar troca, nesse instante o colaborador está especificando que está enviando para o fornecedor a mercadoria para ser trocada ou consertada, ele pode especificar o solicitante, o fornecedor e informar o número do RMA.
Atitude 02: Condenar o produto, ou seja, o colaborador colocou na listagem de produtos a trocar, mas ao verificar a mercadoria percebeu-se que foi derrubada ou avariada na empresa, o que foge da garantia da mercadoria e você precisa condenar para que saia do estoque e entre no seu DRE como prejuízo, então clicando em condenar, você vai especificar o Centro de Custo e o Departamento que vai ser lançado a perca da mercadoria.
Caso a mercadoria seja condenada o processo se encerra acima, mas, caso o produto seja enviado para o fornecedor, ele ficará disponível em outra tela, onde exibe as mercadorias já despachadas para seus fornecedores.
Em Estoque -> Gestão de Trocas com Fornecedores
Nessa tela é onde vamos gerenciar tudo que está com seus fornecedores, seja para troca ou manutenção. Perceba que você consegue gerenciar também mercadorias que vendeu ao seu cliente e as mesmas apresentaram defeito, com isso, você acabou auxiliando seu cliente com o envio para assistência.
Perceba, nesta tela, que você pode gerenciar trocas já enviadas a fornecedores, pode cadastrar uma diretamente sem passar pela tela que mostrei anteriormente.
Importante, sempre que houver uma troca a efetuar com algum fornecedor pendente, no momento que seu comprador estiver lançado um pedido de compra para este fornecedor, o sistema vai alertar o comprador, até para que ele possa muitas vezes agilizar o processo junto ao fornecedor.
Nesta mesma tela também é possível emitir uma NF-e para enviar a mercadoria ao fornecedor, conforme imagem abaixo.
Além disso, pode registrar anotações, conversas com fornecedor, fotos e outros, pelo botão Histórico, conforme imagem abaixo.
E por fim a principal função desta tela, a Baixa, onde você vai registrar se seu fornecedor lhe devolveu a mercadoria, se ele vai lhe Indenizar ou mesmo trocar a mercadoria por outra.
Ao efetuar um retorno, o sistema vai devolver o produto para o estoque, mas você pode informar que voltou outro produto, caso o fornecedor não possua mais o mesmo modelo e lhe devolva um produto similar.
Caso o fornecedor opte por lhe indenizar, quando você clicar em Indenizar o sistema vai abrir uma tela de indenização, conforme imagem abaixo, ou seja, vai gerar um crédito para sua empresa junto ao seu fornecedor.
Por fim, se você finalizar a troca o sistema vai devolver diretamente os produtos para o estoque.
Espero que tenha ficado claro, mesmo assim, vou colocar uma live gravada explicando também esse mesmo conceito.
Até a próxima!