Você utiliza a estratégia de CUPOM DE DESCONTO em sua empresa? Ainda não?
O Brasileiro mais que ninguém adoro um desconto, certo, eu gosto, tenho certeza que você também!
Diversos estudos de neurociência e neuro imagem demonstraram que os mecanismos cerebrais de recompensa envolvem diversas regiões corticais (mais superficiais) e subcorticais (mais profundas), que abrigam os chamados “neurônios dopaminérgicos”, que disparam em resposta a estímulos ou expectativas de prazer.
Quando temos um desconto em uma negociação, temos uma sensação de ganho, o que nós gera prazer, pois quem não gosta de ganhar certo!
Então porque não utilizar isso na sua empresa!
Mas apenas dar desconto a qualquer um por qualquer motivo, pode parecer que você simplesmente aplica preços altos para dar descontos posteriores.
Certo, mas então como utilizar da melhor forma?
Provavelmente sua empresa já tenha um site, Instagram ou Facebook que você utiliza para fazer campanhas promocionais, onde você fala em desconto, mas o problema não é apenas dar o desconto, é saber onde a propaganda funcionou.
Então vamos lá, topa fazer uma experiência e ver os resultados? Faça um teste em sua próxima campanha no formato que vamos explicar agora, passo a passo.
1 – Defina qual o percentual de desconto que vai conceber.
Não adianta fazer uma campanha promocional dando 10% de desconto até dia X, se normalmente você acaba dando isso em sua loja, isso remete a BLACK FRAUDE que tivemos alguns tempos atrás no Brasil, onde empresas subiam o preço para depois diminuir, cuidado, o consumidor hoje tem ferramentas que própria receita libera que ele pode ver isso como o app Menor Preço.
2 – Defina em quais canais de divulgação você vai usar para divulgar
Não aposte todas as fichas em um canal apenas, pense em vários lugares que pode usar para fazer essa divulgação.
- TikTok
- YouTube
- Rádio
- Digital Influencers
- Jornal
- Panfletagem
- Som de Rua
Enfim, pense em todos os meios que está disposto a investir, e quanto está disposto a investir, importante você fazer uma conta para entender quanto pode gastar.
Quanto pretendo vender na campanha (Meta), disso você remove sua margem normal ou seja busca ter uma conta de quanto vai obter de lucro aproximado, e analisa quanto vai investir em divulgação ( no caso de usar meios pagos).
3 – Estratégia do CUPOM DE DESCONTO
Veja aqui está o passo que quero que utilize certo.
Não adianta fazer um cupom de desconto e divulgar em todas as mídias o mesmo cupom, pois dessa forma na próxima campanha que você fizer, não saberá em qual meio de divulgação teve mais resultado.
Por isso você vai criar estratégia o seguinte, vamos pensar que vai utilizar para divulgar, Instagram da Empresa, Facebook da Empresa e vai pegar 2 digitais influencers para divulgar também.
Você vai na gestão de cupons de desconto cadastrar uma campanha para cada meio, isso mesmo, uma para cada um.
1 – Campanha: Instagram da Empresa, cupom vai ser 15OFFINSTA
2 – Campanha: Facebook da Empresa, cupom vai ser 15OFFFACE
3 – Campanha: Maria (digital influencer conhecida da sua área), o cupom vai ser MARIA15OFF
4 – Campanha: João (digital influencer conhecido), o cupom vai ser 15OFFJOAO
Agora na prática depois de criado a campanha
Quando o cliente comprar em sua loja para ganhar o desconto, ele vai precisar lhe informar o cupom que será validado, ou seja, ver se existe e se ainda é valido, não se preocupe isso é simples, basta informar o código na venda o sistema válida sozinho.
Agora sua equipe não pode ficar informando o cliente dentro da loja sobre a campanha, nem dizer sobre cupom, você pode ao efetuar a venda, perguntar, o senhor(a) tem algum cupom de desconto?
Caso a resposta for positiva, ótimo, o operador lança o CUPOM e o sistema vai validar e contabilizar na campanha a venda.
E se for negativa?
Neste momento sua equipe tem que aproveitar e divulgar suas mídias sociais para seu cliente, falar, olha se você acompanhar nossas redes sociais, constantemente, colocamos cupons de descontos em nossos posts, os quais remetem a descontos em nossa loja, veja que você aproveitou a pergunta para que seu cliente comece lhe acompanhar, e principalmente, ele vai olhar suas propagandas sem você ter custos.
A diferença de simplesmente dar desconto
Ao final da campanha, o MyCommerce vai lhe mostrar o resultado de cada cupom, ou seja, você vai saber quanto de vendas seu Instagram gerou, seu facebook, seus influencers enfim, saber exatamente onde está lhe trazendo verdadeiros resultados.
E como vender mais com o CUPOM DE DESCONTO?
Simples, vamos trazer os clientes que estão sem comprar em sua loja, para comprar novamente!
No MyCommerce você pode consultar clientes sem compra a x tempo, por exemplo, quero que sistema me mostre quais cliente não compra em minha loja a mais de 90 dias, pronto, em alguns segundos tenhos esses dados na mão.
Mas e o que faço com esses clientes?
Vamos enviar para esses clientes, uma mensagem no WhatsApp convidando a efetuar uma visita em sua loja, e além disso vamos enviar nessa mensagem um CUPOM DE DESCONTO oferecendo um desconto maior que normalmente é concedido na loja, vamos a um exemplo:
Olá Maria, percebemos que não lhe vemos aqui na loja a alguns dias, nos últimos dias chegaram muitas novidades em nossa loja, seria um prazer recebe-la aqui para tomar um café e conhecer nossos lançamentos, além disso estou lhe enviando um CUPOM DE DESCONTO onde ao apresentar na loja você ganha 15% de desconto em qualquer compra basta informar o CUPOM: 15OFFBACK
Pessoal, todos esses controles e estratégias, são recursos básicos e GRATUITOS do MyCommerce!
Quer apreender utilizar ele na prática?
Clica aqui e e se inscreve vamos fazer treinamento On-Line e AO VIVO, onde vamos ensinar você criar as campanhas e utilizar dentro do sistema, treinamento será na terça-feira 21/06/2022 as 14:00 de Brasília.