Centro de Custo: controle de perdas e de uso e consumo

A ferramenta de centro de custos tem um papel muito importante dentro da gestão financeira e organizacional de qualquer empresa, uma vez que com ela é possível compreender, internamente, alguns custos diferenciados que se tem dentro da gestão realizada.

Com o MyCommerce, é possível entender os centros de custos de dois modos principais: como uso e consumo (quando o consumo de um produto se dá de modo interno, por exemplo), ou como perda. Na dica de hoje veja, rapidamente, como os dois casos funcionam de modo muito parecido.

Controle de Uso e Consumo

Com o MyCommerce aberto, selecionamos o menu de “Estoque > Centro de Custo > Controle de Uso e Consumo”. O próximo passo é clicar no botão de “Adicionar”:

Depois de selecionar o botão de “Adicionar”, note que é obrigatória a inserção de produtos, quantidade, centro de custo e departamento, informações importantes para o controle interno:

Depois de colocá-las (as informações) é só clicar em “Gravar” que o processo estará finalizado, e o controle de uso e consumo fica salvo para registros futuros.

Controle de Perdas

Vamos ao menu de “Estoque > Centro de Custo > Controle de Perdas”. A seguinte janela se abre, e é nela que ocorre todo o processo, primeiramente clicando no botão de “Adicionar”:

Depois de selecioná-lo (o botão) devemos inserir informações relativas ao lançamento de perdas desejado. Primeiro o produto e sua quantidade (PRODUCT 12), e depois qual o centro de custo e departamento do mesmo. No caso abaixo, utilizamos dados de teste para preenchimento, mas funciona da seguinte forma:

Também podemos colocar solicitante e uma observação sobre a operação feita. Por fim é só clicar em “Gravar” e o processo está completo.

Relatório do Centro de Custo

Por fim, é importante mostrar a geração de relatório do centro de custo, a qual é feita indo no menu de “Relatório > Estoque > Centro de Custo”:

Depois de selecionar as opções e clicar em “OK” um relatório semelhante a esse é gerado, com as informações de acordo com o que foi selecionado:

E para mais dicas como as de hoje…

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais, assim como você viu hoje. Confere aí, tenho certeza que não vai se arrepender! Valeu e um abraço.