Veja como utilizar toda sua tela de Central de Cobranças – MyCommerce!

Toda empresa possui uma política de cobranças a clientes. Claro, a tarefa de efetuar uma cobrança nem sempre é fácil, daquelas agradáveis. Mas pode ser facilitada e agilizada se você tiver acesso a ferramentas de qualidade, as quais já foram experimentadas e aprovadas por milhares de clientes.

Esse é o caso da Central de Cobranças do MyCommerce; com ela, é possível ter acesso a várias formas de controle de cobranças e de diferentes meios para efetuar essas cobranças. No texto de hoje, vamos mostrar todas as suas funções, de modo integral, com alguns exemplos e utilização das opções dela.

Você verá que é possível cobrar clientes de 3 principais formas – por WhatsApp, E-mail e até via SMS. Também mostraremos as funções de histórico de cliente, extrato, etc. Agora, vamos ao tutorial – no final do vídeo, deixamos todos os passos gravados e explicados, de forma detalhada, para você entender melhor 🙂

Encontrando o cliente na Central de Cobranças!

Vamos até o menu de Financeiro, e selecionamos a opção chamada “Central de Cobranças”. Você pode usar o atalho “CTRL + F8” no teclado para isso:

Após clicar nessa opção, será necessário filtrar o cliente que será feita a cobrança. Para isso, há a possibilidade de selecionar várias opções na parte de filtragem de cliente. Veja o exemplo da imagem abaixo: buscamos o cliente “CONSUMIDOR”, no filtro “CLIENTE”, e na opção de “Filtrar por Vencimento” colocamos para listar todos os débitos de 01/10/2020 até 31/12/2021, assim como selecionamos a CIDADE do nosso cliente. Depois, clicamos no botão “FILTRAR”:

Com as opções escolhidas, surgiram duas dívidas do cliente – por conta do filtro de vencimento, todos os débitos anteriores à 01/10/2020 não aparecem na tela. Após selecionar a opção de Filtrar, o sistema nos mostra todas as opções disponíveis para fazer a cobrança do cliente – são 3 ao total, WhatsApp, SMS e E-mail:

Cobrando via WhatsApp

No caso do do cliente selecionado, o mesmo sempre opta por receber as cobranças por WhatsApp. Então, o que fazemos? Clicamos na opção chamada “Conversar via WhatsApp”. Caso você possua a integração do MyCommerce com o WhatsApp, conseguirá enviar a mensagem de cobrança com 1 clique, sem usar o WhatsApp Web. No caso abaixo, com o MyCommerce e WhatsApp integrados é só clicar no botão de “Enviar” que vai para o celular do cliente automaticamente:

Se não possuir a integração que citamos, o sistema nos redireciona para o Whats Web. Dentro dele, clicamos em “Iniciar Conversa” e enviamos a mensagem para o cliente, num processo um pouco mais lento se comparado à quando nossos clientes contam com a integração do MyCommerce com o WhatsApp:

E as cobranças por e-mail?

Para fazer uma cobrança ao cliente por e-mail, o processo também é simples. Vamos mostrar isso com outra situação: nosso cliente não deseja receber cobranças por WhatsApp e prefere receber as mesmas via e-mail, porque seu número cadastrado é comercial e já recebe muitas mensagens de clientes dentro dele.
Depois de filtrar o cliente que está devendo (como ensinamos no começo do texto), selecione a opção “Enviar E-mail”, a qual está na parte central da tela:

Depois disso, surge uma mensagem pré-configurada de cobrança, que avisa datas, valores e informações importantes dos débitos que constam ativos no sistema. É possível editar a mensagem, se você achar necessário. Veja abaixo como fica na sua tela o e-mail para envio:

Em “Para” você pode alterar o e-mail de destino também. Após finalizar tudo, clique no botão de “Enviar”, do lado direito da janela de envio do e-mail. Seu cliente receberá, então, o aviso dos débitos que estão pendentes, de acordo com sua mensagem padrão.

Envio de SMS de cobrança

O terceiro e último meio para envio de cobranças é via SMS, pelo MyCommerce. Para isso, seu software deverá estar configurado com essa opção – entre em contato com nossa equipe de especialistas para que eles te ajudem a configurar isso.

No caso em questão, no cadastro do nosso cliente deve constar o número correto do mesmo, uma vez que o envio do SMS se dá de modo automático após a seleção dessa opção.

Na tela de cobranças, após pesquisar o cliente que está em débito novamente, selecionamos o botão chamado “Enviar SMS”, que está ao lado de “Enviar E-mail”

Daí já vem a mensagem pronta para envio, se quiser a mesma pode ser editada. Após editar a mesma no campo de texto azul, clique em enviar:

Imprimindo o extrato de contas do cliente!

Depois de te ensinar os meios para fazer cobrança de clientes, ainda há algumas coisas importantes a serem mostradas: primeiro, o extrato de contas. Nesse caso, serve para ter o levantamento completo das contas a receber daquele cliente, assim como os valores exatos delas.

Pode ser utilizado de várias formas, mas pense no seguinte caso: o cliente pede esse extrato para ter os valores que te deve, de modo detalhado; você entra na Central de Cobranças, clica no botão de “Extrato”:

E então seleciona a opção para imprimir o mesmo. Após isso, terá em mãos um documento como esse, no qual constam as informações pedidas:

Histórico completo do cliente

Por fim, falamos dessa função completa e excelente que se encontra na Central de Cobranças do MyCommerce: a possibilidade de ter o histórico completo do cliente. Com isso, além de fazer as devidas cobranças nessa tela, será possível ter o levantamento de todos os dados do cliente, tais como movimentação gerada por ele nos últimos meses, quando foram realizadas a primeira e a última venda, assim como a venda de maior valor do mesmo:

Conheça nosso canal no Telegram!

Por fim, te convidamos para se inscrever no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, vamos te trazer dicas diárias de software, internet, gestão de empresas e mais. Confere aí, não vai se arrepender. Agora, vamos ao essencial.