Veja como cadastrar novos clientes no MyCommerce!

Imagem: Reprodução/Freepik/vectorjuice

Cadastro de clientes é uma opção que todo software de gestão deve ter. Mas contar com opções completas para controle do cadastro do cliente é outra coisa. No MyCommerce, por exemplo, além das informações básicas do cliente é possível controlar crédito, os autorizados a comprar naquele cadastro, bem como personalizar cada cadastro com forma de parcelamento que o mesmo usa, tabelas de preço específicas, entre várias outras situações.

Tendo em vista o que dissemos, hoje vamos te falar quais os passos básicos para fazer um cadastro de cliente no MyCommerce. Então se você deseja aprender isso, siga os passos abaixo. Confira!

Com o MyCommerce aberto…

Vá até o menu de “Cadastro > Clientes e Fornecedores”. Na janela que se abriu, clique no botão chamado “Adicionar” que está na parte direita da tela:

Depois de clicar em “Adicionar”, será importante, num primeiro momento, definir qual o tipo de cadastro que está sendo realizado. Entre as opções (FORNECEDOR, TRANSPORTADORA, etc.) selecione “CLIENTE”, assim como se o mesmo é Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Depois insira o nome/Razão Social do cliente – se for Pessoa Jurídica, insira além do nome padrão um “Nome Fantasia”.

Depois, coloque os documentos pedidos, CPF e RG, ou CNPJ, assim como a Inscrição Estadual – se for PF insira uma data de nascimento também. No nosso caso, como se vê acima, colocamos PF, tipo “Cliente” e informações de documento da mesma.

Mais abaixo, não esqueça de colocar informações que no futuro podem ser importantes na seção “Endereço <Cobrança>”: Bairro, Cidade, Telefone, etc:

Essas são as informações principais exigidas para ser feito o cadastro do cliente. Como é possível ver, existem outras abas na parte de cima da janela de cadastro: Autorizados, Crédito, Complementar, etc. as quais não são obrigatórias, porém correspondem à várias funções que você pode utilizar, como o controle de crédito, por exemplo, função muito utilizada por muitos de nossos clientes que possuem uma política de controle de crédito. Para entender como funciona o controle de crédito no nosso cadastro de clientes, clique aqui.

Depois de selecionar e inserir as principais informações que deve conter o cadastro do cliente, clique em “Gravar” e o mesmo já constará como registrado no seu sistema, sendo possível efetuar qualquer operação com esse cadastro – vendas, orçamentos, pré-vendas, entre outras:

Ficou com alguma dúvida sobre o processo que mostramos hoje? Abaixo deixamos um vídeo explicando o mesmo, de forma detalhada. Acompanhe: