5 dicas para solucionar problema de celular que reinicia sozinho!

Imagem: Freepik/Wayhomestudio

.

Problemas com reinicializações repentinas do smartphones são mais comuns do que se pode pensar. E podem ser gerados por vários motivos, desde alguns mais simples, como falta de encaixe na bateria do celular, até aqueles um pouco mais complexos, referentes à atualizações do sistema ou de aplicativos em si. Hoje, veja 5 dicas de como resolver esses problemas.

Antes de tudo, porém, te convidamos para se inscrever no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, vamos te trazer dicas diárias de software, internet, gestão de empresas e mais. Confere aí, não vai se arrepender. Agora, vamos ao essencial.

1 – Atualização do sistema Android

Em boa parte dos smartphones, as atualizações do sistema Android são automáticas e não necessitam de procedimentos manuais. Entretanto, em alguns casos as mesmas não se encontram configuradas, ou seja, necessitam de atualização manual. E isso não é tão difícil. Basta ir até as configurações do seu dispositivo e selecionar “Sistema > Avançado > Atualizações de Sistema”:

2 – Atualizar apps do celular

Qual o motivo que leva o celular a reiniciar por desatualização de aplicativos? Difícil saber com precisão. Porém, o que se sabe é que, algumas vezes, a atualização dos mesmos pode resolver o problema de reinicialização dos smartphones. Para resolver isso, primeiramente abra a Play Store e clique na sua foto, parte de cima da tela.

Depois, selecione a parte de “Gerenciar apps e dispositivos” e clique em “Atualizações Disponíveis”. Você pode atualizar todos de uma vez só, clicando em “Atualizar Tudo”, ou atualizar somente os selecionados, clicando em cada um deles e selecionando a opção de Atualizar.

3 – Liberar espaço no celular

Ter muitos aplicativos, fotos e arquivos em geral pode ser prejudicial para a vida útil de qualquer smartphone. Nesse sentido, é mais que claro que é importante manter uma parte da memória do celular livre. Isso pode ser feito desinstalando apps, ou até mesmo apagando fotos e músicas.

A partir de versões mais recentes, o Google Files no Android auxilia na desinstalação de aplicativos e na limpeza da memória do dispositivo. E se mostra extremamente útil, em inúmeros casos.

4 – Fechar aplicativos que não estão em uso

Aplicativos abertos e em desuso comprometem, de forma maior, uma parte específica muito importante do seu celular: a memória RAM. Essa última é responsável pelo armazenamento, execução de apps e, com isso, proporcionar mais velocidade ao usuário. Se seu celular tem, por exemplo, 2 GB de RAM, o mesmo não suporta tantos processos rodando ao mesmo tempo. E vai travar muito se isso ocorrer.

Para fechar os aplicativos, depende do modo como está configurado seu touchscreen: em alguns celulares basta arrastar para cima e clicar em “Limpar Tudo”; em outros, será necessário clicar no ícone de abertura do gerenciador de apps, na parte de baixo da tela, lado direito e então em “Limpar Tudo”:

5 – A bateria está bem encaixada?

Os celulares de gerações mais recentes vem com a bateria integrada ao celular, e a mesma só pode ser removida para consertos e manutenções; todavia, os mais antigos tem a possibilidade de retirada manual da bateria. Isso pode se tornar um ponto negativo, uma vez que se ela estiver mal encaixada, o celular desligará sozinho.

Aí, não existe muito segredo: se após conferir e arrumar o problema persistir, será necessário levar para assistência técnica especializada.

Fonte: TechTudo