NF-e rejeitada por inconsistência na inscrição estadual. Como resolver?

Imagem: Reprodução/Freepik/Rawpixel.com

.

Não foi a primeira vez que você tentou faturar uma NF-e e a mesma foi rejeitada, dessa vez com a mensagem “IE do destinatário não vinculada ao CNPJ”. Surgem várias questões, tais como “é um erro do sistema?”, ou “o que eu fiz de errado?”, e avisamos que não é nada disso que deve estar pensando. A rejeição se deve a inconsistência de dados no cadastro do cliente, onde a Inscrição Estadual do mesmo não é a correta, a qual se encontra vinculada na base de dados da Sefaz. Por isso, quando é realizada a tentativa de faturamento da nota, surge o aviso.

Mas não se assuste: hoje viemos te ensinar a resolver isso. Antes de tudo, porém, te convidamos para se inscrever no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, vamos te trazer dicas diárias de software, internet, gestão de empresas e mais. Confere aí, não vai se arrepender. Agora, vamos ao essencial.

Como resolver isso?

Primeiramente, vamos tomar como exemplo o que ocorre, para você entender exatamente de qual erro estamos falando. Note que além do aviso que a nota foi rejeitada, se clicarmos sobre ela temos o motivo real para isso ter acontecido:

Agora, veja como é fácil de resolver isso. Vamos ao cadastro do nosso cliente, em “Cadastro > Clientes e Fornecedores” e vamos Editar o cadastro do cliente que teve inconsistência na Inscrição Estadual:

Então, bastará ter em mãos o número correto da Inscrição Estadual do cliente em questão e inserir ele de forma integral ali no campo circulado em vermelho, chamado de IE. Nós já alteramos e, então, clicaremos no botão de “Gravar”. Agora, ao tentar faturar uma nota para o mesmo cliente, teremos o processo de forma completa, sem o erro decorrente de inconsistência na Inscrição Estadual:

A conclusão é a seguinte: constatou-se que após editarmos o cadastro do cliente e inserirmos os dados corretos, foi possível faturar uma nova nota, a qual não foi rejeitada, mas sim aceita com sucesso! Em todo caso, deixamos um vídeo abaixo explicando o mesmo processo mostrado hoje, de forma detalhada e por etapas: