O que são Robocalls e 3 passos para se prevenir contra elas!

Fonte: AVG.

Reprodução: WayHomeStudio/Freepik

Quem nunca recebeu uma ligação anônima, com um DDD extremamente desconhecido (61, 59, 39, etc), teve a coragem de atender e acabou ficando no vácuo? Pois é, isso acontece/já aconteceu/vai acontecer com todo mundo. Ninguém escapa das Robocalls, nem que seja uma vez na vida.

Mas você sabe o que elas são, de verdade? Números de presídio? Ladrões mal intencionados, com o desejo de roubar seus dados? Além de falar sobre isso, também deixaremos 5 dicas importantes para lidar com esse tipo de situação. Siga ligado.

O que são Robocalls

São ligações telefônicas criadas pelos chamados aparelhos de chamadas automáticas. Não existe uma pessoa por trás, por isso mesmo se chama de Robocall. Claro, o processo de instalação e configuração das máquinas que fazem esse procedimento é feito todo por mãos humanas. Porém, elas agem de modo automático, com uma mensagem gravada, que é disparada para milhares, talvez até milhões de pessoas. Segundo dados citados pelo site AVG, só no ano de 2018, mais de 85 milhões dessas máquinas foram instaladas.

Além das irritações causadas pelas chamadas de robôs, há também os prejuízos gerados para os cidadãos, os quais chegam na casa dos bilhões, ao redor do mundo, todos os anos. Eu mesmo acabo por receber, em alguns dias, mais de 7 ligações desse gênero. Claro, para todo problema há uma solução e aqui não é diferente. Por isso mesmo, trouxemos algumas dicas interessantes para lidar com essas situações. Veja, a seguir.

1 – Instale um app identificador de Robocalls

Smartphones mais recentes já possuem uma tecnologia de identificação de Robocalls. Infelizmente, isso ainda não está disponível para todos, mas a boa notícia é que já há aplicativos que cumprem bem com a função aqui explicada. Muitos poderiam ser citados, mas um excelente é o “Mr. Number”, o qual te ajudará a bloquear números indesejados, que só causam incômodo. Sua qualidade é comprovada pelo fato dele até já ter sido premiado em sites nos EUA pela eficácia.

2 – Simplicidade: desligue e nunca mais atenda números estranhos

É, essa talvez seja a dica mais fácil, óbvia e simples de ser seguida e aprendida. Até porque não existem boas razões para atender uma ligação com DDD e números estranhos – normalmente esse é o perfil das chamadas automáticas. Por isso, quando ver um número estranho desses, não hesite em tomar a atitude correta: rejeite imediatamente e, caso tenha atendido, desligue na hora. Não corra riscos totalmente desnecessários.

3 – Bloqueie manualmente por Iphone/Android

Esse processo pode ser um pouco mais trabalhoso e demorado, porém vale a pena, pois vai te dar menos dores de cabeça no futuro. Para bloquear ligações manualmente (varia muito, mas o processo é basicamente o mesmo), basta ir até seu app de telefone. Na parte de ligações recentes, selecione o menu de opções e, com o número do robô selecionado, haverá uma opção com um nome como “Bloquear”, ou até mesmo “Denunciar como spam”.

Outra opção existente é deixar o celular no modo Não Perturbe ativado, com a exceção de notificar somente ligações de contatos seus. Isso, porém pode fazer com que você não atenda ligações de números importantes que não estão na sua agenda, como da sua operadora ou de algum conhecido/familiar. Para isso, basta ir em “Configurações > Som > Preferências de Não Perturbe > Prioridade > Ligações”.

No Iphone, para bloquear um contato basta ir em “Ajustes > Telefone > Bloqueio e Identificação”. Ao selecionar a opção de Bloquear contatos, mande para a lista negra todos aqueles números de robô que estão te incomodando.

E para mais dicas como a de hoje…

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais. Confere aí! Valeu e um grande abraço.