Como instalar o Certificado Digital A1?

A dúvida que vamos solucionar hoje é muito recorrente: como fazer a instalação do Certificado Digital A1? É de extrema importância ter a instalação do Certificado garantida na sua máquina, por motivos evidentes: esse certificado garante maior segurança digital na troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica.

Num primeiro momento, esse procedimento pode parecer muito difícil, ainda mais por se tratar de um documento tão importante. Porém, como você verá hoje, é muito mais fácil do que pode imaginar. Basta acompanhar os passos abaixo para entender como isso funciona.

Passo-a-passo

Primeiramente, você deverá copiar o arquivo de Certificado Digital A1 que solicitou com sua contabilidade, eles são os responsáveis pela formulação e envio, junto da senha, é claro. Com o arquivo já no computador, será necessário copiá-lo para a pasta de certificados da Visual. Para acessá-la, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do MyCommerce e clique em “Abrir Local do Arquivo”:

Ao selecionar essa opção, você será redirecionado para a pasta do MyCommerce. Dentro dela, busque por uma pasta chamado “Certificado Digital” e dê dois cliques sobre ela para acessá-la:

Ao entrar na pasta, bastará colar o arquivo do Certificado Digital, clicando com o botão direito do mouse sobre a parte branca da pasta, e selecione “Colar”. Assim, o Certificado será colado. Com ele já dentro da pasta, abra o arquivo e o assistente de instalação do Certificado vai se iniciar, sendo necessário inserir a senha que foi enviada junto do arquivo:

Na imagem acima, se vê que a senha foi inserida. Depois, vamos clicar sobre o botão de “Próximo”. Bastará, então, checar se as informações (nome e CNPJ da empresa) batem e então clicar em “Instalar”. A instalação será concluída, sendo que tudo já estará dentro dos conformes. Uma forma de se certificar se o processo funcionou, é efetuando a consulta de uma nota, dentro do menu de “Faturamento > Emissão de NF-e 4.00”. Abaixo deixamos um vídeo, que explica o mesmo processo.

Gostou da dica de hoje? Então inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, você terá acesso a dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais. Confere aí! Valeu e um abraço.

Autoria da imagem destacada: fullvector, em freepik.com