fbpx

Confira as 6 novidades que o Android logo vai ganhar!

A Google anunciou, nas últimas semanas, que serão lançadas algumas novas funcionalidades dentro do Android. Elas são muito variadas, e vão desde alertas sobre terremotos (o que não se torna muito útil para brasileiros, dada a região geográfica do país) até mesmo novos comandos de voz, úteis para o Android Auto, por exemplo.

E, como você chegou até aqui, curioso por saber quais são essas novas funções do seu Android, acompanhe abaixo todas elas, que serão listadas e explicadas rapidamente, uma a uma. Ao final do texto, deixamos o link do nosso canal do Telegram, para você se inscrever e acompanhar nossas dicas diárias, enquetes e muito mais! Agora, vamos ao mais importante…

1 – Sistema de alerta para terremotos

Como dissemos, essa opção não é muito útil para brasileiros, sobretudo por nosso país não sofrer com terremotos. Porém, merece ser exposta por todo o investimento e logística que foram envolvidas. Gratuito, tal recurso estará disponível nestes países: Cazaquistão, Turquia, Filipinas, República do Quirguistão, Uzbequistão, Turcomenistão e Tajiquistão, localizações geográficas que são afligidas por esse tipo de desastre natural.

2 – Detecção de olhar para reconhecimento de voz

Essa opção estará disponível dentro do Voice Access, aplicativo em que é possível manipular a tela por comandos de voz. Com ela, agora será possível detectar o olhar do usuário, assim é confirmado se a pessoa está tentando falar com o celular, ou não.

Quem nunca viu o celular ativando a opção de voz, sem ter feito exatamente nada? Então, agora haverá a detecção de ações involuntárias. Além disso, também o sistema identificará quando uma senha está sendo ditada, e usará, por exemplo, asteriscos para ocultar caracteres.

3 – Opção de customização para o Android Auto

No Android Auto, estarão disponíveis inúmeras melhorias, tanto na interface do app, quanto na usabilidade em si. Primeiramente, a navegação se tornará mais simples e fácil com o botão de rolagem direta da tela. Outro ponto positivo será a possibilidade de personalizar o inicializador, diretamente pelo celular.

Mais alguns pontos que se destacam, são os seguintes: facilidade no envio e troca de mensagens, já que o WhatsApp poderá ser acessado diretamente pela tela inicial; e a adição de novos apps de navegação e estacionamento que se tornarão compatíveis.

4 – Google Assistente otimizado

Será possível criar atalhos para abrir e utilizar funções de apps diferentes, com apenas um comando de voz! Não serão contemplados todos os aplicativos disponíveis para download na Play Store. Até agora, ao menos oficialmente, ao menos 30 apps estarão disponíveis (os mais populares da loja, como Youtube e Amazon) para tais adaptações.

5 – Opção para favoritar mensagens

Agora, será possível favoritar mensagens/posts específicos, para que o usuário se lembre de mensagens importantes. Esse é um dos recursos mais simples e, além disso, não tem data exata de lançamento. Porém, nem por isso deixa de ser importante, ou até mesmo essencial dentro da matrix do Google. Assemelha-se, por exemplo, à opção do WhatsApp de favoritar mensagens, opções que terão a mesma ideia de fundo, no final das contas.

6 – Sistema para recomendar emojis

Essa novidade vai ser excelente, sobretudo para os usuários do Gboard: o uso de emojis se tornará muito mais rápido que o normal, isso porque o teclado passará a detectar qual o conteúdo do que está sendo escrito e, a partir disso, fazer recomendações mágicas de emojis. Isso também valerá para a recomendação de figurinhas semelhantes aos emojis, função essa implementada há pouco tempo no sistema.

E para mais dicas como as de hoje, inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais. Confere aí! Valeu e um abraço.