Cuidado com os anúncios falsos no Google que enganam quem tenta regularizar CPF

Nos últimos dias e semanas, alguns cidadão tem buscado a Receita Federal, afim de reclamar de um golpe recorrente, no qual caem aqueles que buscam a regularização do seu CPF. Os danos são os seguintes: os criminosos exigem o pagamento de uma taxa para a realização do serviço. Porém, além da não-realização do combinado, acabam por roubar as informações e dados pessoais.

Caso você busque no Google, ou em qualquer outra ferramenta de pesquisa, por “regularização de CPF” os primeiros resultados encontrados serão de portais não tão confiáveis. São esses tipos de endereços eletrônicos que, provavelmente, acabarão por aplicar os golpes que falamos aqui hoje.

O procedimento dos golpistas (que não inúmeros) é sempre o mesmo: pedem o pagamento de um valor em boleto, ou transferência, que vai cair na conta dos fraudadores. No final, somem do mapa com seus dados, seu dinheiro e sua dignidade. E claro, sem o seu CPF regularizado.

O que fazer, então?

A primeira coisa que se deve ter em mente é o seguinte: o processo de regularização de CPF feito pela Receita Federal é TOTALMENTE gratuito, sem exceções. O que algumas pessoas fazem, em alguns casos, é contratar um profissional da área contábil, para auxiliarem no processo burocrático. Mas, claro: se optar por isso, veja aqueles que são mais confiáveis e possuem boa fama, nunca pessoas desconhecidas ou de reputação desconhecida, sobretudo por se tratar de algo tão importante como suas informações pessoais.

Depois de definir se via contar ou não com a ajuda de um profissional especializado, será importante acessar diretamente o portal oficial da Receita Federal e nenhum outro pseudo portal. Por isso, busque informações oficiais em: www.gov.br/receitafederal.

Os passos para a regularização do CPF são muito simples: depois de acessar o link que deixamos da Receita Federal, será necessário acessar o portal “Meu CPF”. Já no portal, quem busca as informações encontrará orientações seguras e oficiais de como fazer o procedimento de regularização do documento, de acordo com as irregularidades encontradas. As irregularidades mais comuns encontradas vão desde inconsistência nos dados cadastrais, até mesmo falta de entrega de declaração do Imposto de Renda.

E se curtiu a dica de hoje…

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, traremos dicas diárias de software, gestão de empresas, entre outras inúmeras dicas disponibilizadas todos os dias. Confere aí! Valeu e um abraço.