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Catálogo virtual: a ferramenta que está salvando muitos lojistas!

No passado, quando algumas lojas se lançaram no mundo do comércio online, esse meio de vendas foi um pouco subestimado. Muitos não acreditaram nas potencialidades que a tecnologia poderia oferecer. Depois de alguns anos, as previsões técnicas se confirmaram: tudo se tornou digital. Na pandemia, então, notou-se uma explosão de lojas online, cursos online, e tudo mais que envolva a conexão com a internet.

É aí que alguns lojistas notaram que deveriam se adaptar: não necessariamente criando uma loja online, ou e-commerce, mas sim por meio de uma ferramenta muito mais simples e que, mesmo assim traz grandes retornos de vendas: o catálogo online, ou catálogo virtual, ferramenta essa que consegue unir simplicidade e praticidade. Mas como isso funciona? É isso que nos propomos a te explicar, mais abaixo.

O que é um catálogo online?

Imagine um catálogo convencional, só que na internet. É isso aí, sem muitos segredos. A diferença é que ele vai estar sempre disponível, com inúmeras informações para quem desejar acessá-lo, e funcionará em qualquer dispositivo digital: desde computadores, até celulares.
Pode funcionar de vários modos: para divulgação de produtos da sua loja, com todas as informações e características; ou para o lançamento de novos produtos.

Por qual motivo utilizar catálogo online?

Como dito já no início do texto, a necessidade de se adaptar ao mundo digital se tornou quase que uma obrigação, por parte de todos. Ouve-se muitas reclamações de que é impossível competir com os preços da internet, mas isso não é verdade. O que torna a internet extremamente atrativa para se comprar é a facilidade de acesso, meios de pagamentos e logística.

Muitas pessoas, por exemplo, não conseguem sair para comprar em uma loja física, durante o dia – por falta de tempo mesmo, uma vez que o mundo de hoje se tornou extremamente corrido e de muita pressão. Qual a solução? Comprar online. Por isso os e-commerces, por exemplo, acabam vendendo muito. E é por isso que você deve fazer um catálogo online.

Como vender mais com catálogo online?

1 – Contar com informações precisas já é um bom começo.

Quando falamos de informações na descrição do produto, falamos de exatamente tudo: o que é, qual o tamanho, a cor, numeração, e tudo mais que envolva aquele produto. Trazer à tona tudo o que se refere àquilo que está sendo vendido é muito útil, e evita confusões posteriores, as quais podem fazer com que você perca sua venda.

2 – Tire fotos que pareçam confiáveis.

Quando se fala da qualidade das fotos, não é somente do aparelho que está sendo utilizado para capturá-las – claro que isso também é importante. Aqui, a maior questão é tirar fotos que correspondam e mostrem as características reais do produto, e que tragam uma visão geral das suas principais características. Quem nunca deixou de comprar algo online, por conta das fotos que não pareciam confiáveis? Tais situações são muito compreensíveis.

Por isso mesmo, é recomendado apostar em inúmeras fotos, as quais devem focar em variados ângulos. Isso dará mais credibilidade àquilo que você busca vender, tenha certeza disso.

3 – Design do site

Elaborar um site online pode parecer algo fácil, mas não é bem assim. Existem alguns problemas aqui, que devem ser antecipados: os elementos embutidos no site (texto e imagens) vão se adaptar bem, tanto aos computadores, quanto aos celulares? É isso que se chama de layout responsivo, que basicamente é a busca por não existir nenhuma imagem ou link quebrado, por exemplo, no seu catálogo online.

4 – Separar os produtos por categorias

Aqui não há muito segredo e a ideia é, relativamente, bem simples: quando você vai à um supermercado, produtos diferentes estão separados por categorias diferentes. Não dá para colocar tudo em um lugar só. Por isso mesmo, também seu catálogo virtual deverá ser separado em inúmeras categorias – isso, claro, se você desejar vender produtos diferentes dentro dele.

5 – Boa experiência de navegação no catálogo

Outro elemento de extrema importância: fazer com que o cliente consiga realizar todas as opções características de uma boa navegação: pesquisar no catálogo, dar zoom nas fotos, ser redirecionado para links externos e importantes, como os de contato e pagamento, por exemplo.
A parte que se refere à links é muito importante. Por quê? Pelo fato de que, se o desejo é levar a pessoa interessada à tomar uma decisão de compra, será necessário que ela consiga, de fato, entrar com contato para isso – com link para conversa por WhatsApp, por exemplo.

6 – Por qual meio vai fazer seu catálogo?

Existem empresas que criam um catálogo em PDF; outras, fazem por plataformas especializadas em design, como o Canva, por exemplo, ou por aplicativos de design, como o Illustrator. Qual a melhor alternativa? Depende muito do que você quer. O melhor é buscar algo que você saiba utilizar e, caso não seja especialista em design, procurar profissionais que possam te ajudar nessa tarefa, para fazer algo que deixe claro o que você está vendendo.
Aí abaixo segue um modelo de catálogo online, da plataforma paga para catálogos online Foggy Labs, para se ter uma pequena ideia de como isso funciona:

Ideia de catálogo online, da Foggy Labs

Hoje, te falamos de catálogos online e de como isso pode te ajudar a se inserir no mundo das vendas digitais. Para mais dicas como a de hoje, inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais. Confere aí! Valeu e um abraço.

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Referência textual: https://www.nuvemshop.com.br/blog/catalogo-online/
Autoria da imagem destacada: stories, em Freepik.com
Imagem do catálogo online: de foggylabs.com.