WhatsApp pay. O que é e como utilizar?

No último dia 4, foi anunciado oficialmente, na conta do WhatsApp no Twitter, uma nova função já esperada há tempos dentro aplicativo: o WhatsApp pay. No que consiste isso? É uma nova funcionalidade de pagamentos, onde os usuários poderão fazer pagamentos utilizando cartões de débito, pré-pagos ou múltiplos (aqueles que acumulam as funções crédito e débito), dos bancos ou parceiros participantes, com isenção de taxas. Cartões somente de crédito, em um primeiro momento, não serão aceitos.

Oficialmente, as seguintes instituições e bandeiras garantiram participação: VISA – Banco do Brasil, Bradesco, Mercado Pago, Next, Sicredi e Woop, a conta digital da Sicredi; MASTERCARD: Banco Inter, Itaú e Sicredi. Ainda não se sabe, ao certo, quais outras instituições participarão, futuramente.

Como habilitar?

Em um primeiro momento, essa função vai estar habilitada somente para uma pequena parcela dos brasileiros que utilizam o WhatsApp, e será liberada para todos de forma gradual. Um modo de se “antecipar” para utilização da função é recebendo o pagamento de algum contato seu que já a possua. Ao receber um pagamento pelo WhatsApp, será possível já fazer transferências pelo app, ou seja, você terá o serviço habilitado no seu aplicativo.

Como utilizar?

A função é de fácil utilização. Sabe quando você clica naquele ícone de clipes, dentro da conversa com alguém, e abre a opção para enviar foto, áudio, documento, contato? Então, aí também haverá as opção para enviar dinheiro para outras pessoas. As transferências só poderão ser feitas pelos meios que dissemos o início do texto, ou seja, sem possibilidade do cartão de crédito – por enquanto.

Você deverá inserir todos os dados do seu cartão, bem como o contato para o qual enviará o dinheiro, para assim fazer a 1ª transferência. Somente números de telefone do Brasil serão aceitos, assim como a única moeda permitida será o real, ao menos num primeiro momento. Tudo será por intermédio da CIELO e da Facebook Pay, plataforma de pagamentos da Facebook. As pessoas podem enviar até R$ 1.000,00 por transação e receber até 20 transações por dia, com um limite de R$ 5.000,00 por mês.

A segurança é garantida, por várias camadas de proteção que os apps desenvolvidos pela empresa já possuem. Mas em caso de transferência errada, a devolução do dinheiro dependerá da boa vontade de quem recebeu, pois o sistema não cancela transferências já realizadas. Mais informações e novidades sairão nas próximas semanas. Para ficar antenado nelas, inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele trazemos dicas e novidades, diárias e semanais, como essa vista hoje. Valeu e um abraço.