O termo “preço psicológico” já existe há muitos anos. Amplamente utilizado na área do marketing, esse conceito já serviu como fator de aumento dos lucros de inúmeras empresas. Aqui, se considera importante na formação do preço não só os custos internos para a compra/produção do produto, mas além de tudo a sensação dos clientes em estarem, de fato, comprando algo por um preço benéfico para eles também.
Por isso fique ligado, se deseja saber mais sobre esse conceito importantíssimo que, com 99,9% de certeza, te ajudará a aumentar suas vendas e desempenho financeiro. Abaixo, traremos algumas técnicas de precificação psicológica.
1 – Crie promoções fáceis de entender e visualmente chamativas
A primeira dica vai no sentido de tornar aquilo que está sendo colocado na promoção, cada vez mais compreensível para o cliente. O que queremos dizer é que, não basta criar uma boa oferta, que seja vantajosa para quem vê. É necessário, também, que seja atrativa para o olhar (tamanho da fonte, imagem e cores), assim como fácil de entender.
2 – Um centavo a menos
Uma das técnicas mais antigas, mais utilizadas que, porém, nunca cai de uso, por ser extremamente eficaz. Você deve se perguntar “como algo tão pequeno pode gerar tantos resultados?”, ao que dizemos que a reposta é simples: quando aquele centavo é retirado, todos acreditam, subconscientemente, que de fato há muitas vantagens em comprar o produto em questão.
É algo muito pequeno? Depende do ponto de vista pois, como falamos, gera muito resultado e se torna muito útil para qualquer ramo comercial.
3 – Ancoragem de preço
Como criar a ideia de que meu preço é justo? Uma pergunta que muitos se fazem. E se a gente te dissesse que isso pode ser muito mais fácil do que parece? Com a ancoragem de preços, você conseguirá facilitar a aceitação dos valores de seus produtos.
O método consiste em etapas simples: você cria a percepção de que o preço de um produto é justo, comparando-o a outro similar. Quer um exemplo? Aí vai: um celular “X“, com 32 GB de memória e câmera de 13 MP, que custa R$ 1000,00 pode parecer caro. Mas se o colocamos ao lado do celular “Y”, que tem 64 GB de memória e uma câmera de 20 MP, custando R$ 2000,00 o de 1000,00 acaba por ficar barato aos olhos de quem vê. É isso que se chama “ancoragem”.
4 – A regra dos 100
Pelo nome talvez essa técnica não seja tão conhecida, mas assim que nós te explicarmos, você entenderá melhor: todos os produtos que sua empresa colocar em promoção, abaixo de R$ 100,00, insira o desconto em porcentagem. Por outro lado, quando os valores forem acima dos 100, insira o desconto em R$.
Aí vão dois exemplos: estou vendendo um produto à R$ 60,00. Ao invés de colocar o desconto de R$ 12,00, vou deixar 20% de desconto%. Psicologicamente, isso dá mais valor para quem vê. Por outro lado, se vendo um produto à R$ 500,00, o desconto será de R$ 100,00, não de 20%.
5 – A razão do desconto
Aqui, se trata de despertar no consumidor a ideia de que ele deve comprar seu produto, porque é uma oportunidade única para ele. Você, com toda certeza, já deve ter visto campanhas promocionais com as frases “só essa semana”, “último desconto do mês”, “queima de estoque”. Claro, são frases diferentes, mas todas elas tem a mesma intenção: levar o consumidor a comprar, rapidamente, um produto que logo vai acabar – também chamado gatilho da escassez.
6 – Quem oferece opção de parcelamento, sai na frente
Imagine que Mateus deseja comprar (e muito) uma geladeira nova. Fez uma pesquisa de preços, mas se assustou com todos, que só ofereciam a opção de pagamento à vista, ou em duas vezes no máximo. Então encontrou uma outra loja, onde parcelavam em até 10x, sem juros e no cartão. Aonde ele vai comprar? Sim, exatamente no último lugar que descrevemos.
A opção de parcelamento, além de ser mais viável financeiramente, funciona como um gatilho mental em que a pessoa se dá conta que, de fato, vale a pena comprar naquele estabelecimento, pela acessibilidade financeira, isto é, onde todos podem comprar.
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