Dúvidas se seu operador de caixa está dando desconto excessivo no recebimento de contas?

Sua empresa não delimita o quanto de desconto os operadores de caixa podem conceder? Ou seja, estão liberados a conceder o quanto quiserem de desconto no recebimento de uma duplicata?

Bom, se este cenário se encaixa com o seu, temos um relatório para você analisar os descontos dados, se existe algum desconto muito alto, fugindo do permitido pela sua empresa.

Funciona como um relatório de fiscalização, onde você pode ver todas as contas recebidas ou pagas com uma diferença, superior ou inferior a um valor ou percentual.

Para gerar este relatório acesse o menu Relatórios -> Financeiro -> Contas Liquidadas com Diferença.

Menu de acesso do relatório.

Na tela do relatório você pode especificar alguns filtros, veja a tela abaixo e vou lhe explicar melhor.

Veja que existe um campo diferença e o tipo de diferença, se é em valor ou em %, dessa forma você pode filtrar recebimentos por exemplo com uma diferença superior a 7% como no exemplo acima, ou poderia filtrar contas recebidas com um desconto acima de R$ 10,00, isso facilita muito a sua análise.

Com os filtros devidamente selecionados você terá acesso a todos os dados que tiveram a diferença especificada.

Agora vamos para uma coisa importante, analisei o relatório e vi que minha equipe está dando muito desconto no momento do recebimento, você pode travar isso.

Todo usuário tem a configuração de qual percentual de desconto que o mesmo pode conceder no momento do recebimento, importante salientar que normalmente não se deixa zerado pela questão de trocos, por exemplo a conta do seu cliente deu 10,03, provavelmente você não irá cobrar os 0,03 do seu cliente.

Agora veja como alterar esse percentual que seu operador de caixa pode conceder de desconto, acesse o menu Cadastro -> Usuários.

Acesso aos usuários do sistema.

Na tela de usuários selecione o usuário desejado, e você já verá o quanto de desconto seu usuário pode conceder, então basta alterar e Salvar.

Tela de permissões de usuário

Esperamos que tenham gostado da dica e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *