Inventário/Balanço de Estoque

Inicio de ano e como quase tradicionalmente efetuamos o inventário de estoque ou balanço de estoque como alguns preferem chamar. Neste post vamos ensinar a fazer o inventário de estoque da forma mais prática dentro do MyCommerce.

Mas antes disso, vamos citar alguns pontos importantes para que seu inventário funcione seja assertivo e de forma ágil!

  1. Faça inventário com empresa fechada, pois se estiver aberta, pode gerar erros, pois um produto que você está vendendo pode já ter sido registrado o que vai causar divergência;
  2. Caso trabalhe com condicional, verifique se existe alguma aberta, tente recolher todas e não ter nenhuma condicional em aberto;
  3. Certifique-se que não exista nota fiscal de entrada a ser lançada, ou caso tenha, que os produtos estejam em local separado da contagem;

 

Então vamos a prática! Vou mostrar a melhor forma de se fazer inventário!

Primeiro você vai precisar criar o Inventário, isso mesmo, com o MyCommerce você não acerta estoque, e sim cria-se um inventário, onde registra-se tudo que está em seu estoque, isso fica registrado pra sempre, onde é possível depois ver as divergências de estoque, para saber o que anda furando em sua empresa, ao finalizar o MyCommerce zera o estoque total do sistema e contabiliza tudo que você lançou no inventário ficando o seu estoque redondo.

Para acessar entre no menu: Estoque  ->  Inventário, conforme imagem abaixo:

Após acessar este menu o sistema vai abrir a tela onde podemos ver inventários de estoque anteriores e também criar novos, nesta tela você deverá adicionar um novo inventário de estoque, na imagem abaixo mostra o exemplo:

Após clicar em adicionar o sistema vai exibir a tela de cadastro de inventário onde é possível especificar algumas configurações como:

  • Descrição ( Nome a ser exibido na listagem de Inventários )
  • Custo ( Por padrão o sistema já traz o do cadastro de produto selecionado )
  • Status ( por padrão quando se cadastra é Aberto )
  • Data Saída ( normalmente pessoal acaba colocando data do dia 31/12/xxxx do ano anterior para sair para a contabilidade )
  • Tipo ( por padrão completo, é possível fazer apenas de um grupo de produto, mas recomendado apenas para conferência de alguma seção ou grupo de produtos específicos )
  • As outras opções dependem se for alterado o tipo de inventário, como queremos demonstrar questão de inventário completo, não iremos entrar em detalhes dos parciais

 

Informe a descrição e a data e clique em gravar, o sistema irá retornar a tela de listagem, exibindo o novo inventário de estoque em aberto, conforme exemplo abaixo:

Agora selecione o inventário e clique em Lançamentos, agora você pode abrir isso em todos os terminais e todos lançarem ao mesmo tempo os produtos.

Recomendamos para quem tem organizado por código e barras ou etiquetas nos produtos, pegarem os produtos das prateleiras e ir passando no leitor e depois reorganizando, sem pegar e ficar contando, desta forma se um produto estiver em mais de um lugar na empresa seu balanço não vai furar pois o sistema vai somando os lançamentos, é possível passar quantas vezes for necessário um código de barras na tela!

Na tela de lançamento de produtos, existe alguns detalhes:

  • Incluir Direto ( Marcando está opção, toda vez que digitar um código ou passar o leitor de código de barras o sistema vai incluir a quantidade 1 direto, não será necessário você informar quantidade, o que gera mais agilidade);
  • Lançamentos: Exibir Total ou Exibir Lançamentos, essa opção acima do grid, mostra 2 formas de ver o inventário que está sendo lançado, Exibir Total como a própria descrição já fala vai mostrar a totalização, e Exibir Lançamentos, vai mostrar lançamento a lançamento na ordem que foram feitos, você pode mudar isso a hora que quiser que não vai mudar nada nas quantidades apenas pra rastrear possíveis erros de digitação )

 

Quando terminar de contar o estoque, basta fechar está tela em todos os terminais e fazer o processo final EM APENAS UM TERMINAL!

Para finalizar e efetivar o estoque do inventário como seu novo estoque você precisa clicar em Finalizar, conforme imagem abaixo:

Quando você clicar o sistema exibirá tela de confirmação, onde o mesmo vai lhe alertar dos efeitos posteriores do fechamento, se tiver certeza que lançou o inventário por completo confirme, conforme janela abaixo:

O processamento do inventário pode demorar alguns minutos, após isso basta clicar em Imprimir e estoque a opção Totalização!

Agora vou colocar um vídeo que gravamos sobre o inventário de estoque, caso ficou alguma dúvida assista ao vídeo demonstrando como utilizar!

O Vídeo é de uma versão mais antiga onde não tem 2 ou 3 opções novas que foram melhoradas, mas o funcionamento é exatamente o mesmo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *