Foto Background: Pexels/Carlos Muza.
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Imagine que você tem a oportunidade de escolher entre duas ferramentas em software para sua empresa: um simples ERP emissor de notas, com pouquíssimas opções de gestão financeira, comercial e de faturamento; ou um software especializado e desenvolvido especificamente para vários cenários do varejo brasileiro.
Esse software, além de te fornecer todas as principais funções para controle da empresa, também proporciona opções completas dentro da devolução de vendas no sistema, que vão desde devoluções avulsas, de condicionais, até mesmo à geração de financeiro desses processos, ou vale-compra da venda devolvida, entre outras coisas.
É exatamente sobre as funções de devoluções de vendas que falaremos hoje. Mais abaixo veja como isso funciona no MyCommerce.
Devolução de condicional
Para ilustrar melhor um caso que essa opção pode ser útil, imagine que seu cliente deseja efetuar a devolução de uma condicional, gerada há poucos dias. Para isso, você vai até o menu de “Comercial > Devoluções/Trocas > Condicional”:
Como se pode notar na imagem da direita, após inserir o código da condicional, clicando no ícone do binóculos, vamos até a aba “Itens Disponíveis” e marcamos os produtos que serão devolvidos. Clicamos no botão lá embaixo chamado “Devolver Itens Selecionados” e na aba de devolução clicamos em “Incluir” para listar quais serão devolvidos
Após, informe o vendedor responsável pela operação de devolução e então bastará somente clicar em “Gravar”:
Devolução de vendas
Para efetuar devolução ou troca de uma venda, deve-se ir novamente até “Comercial > Devoluções/Trocas > Vendas/OS” e, depois, clicar no botão de “Adicionar”:
No lado direito da tela, por outro lado, mostraremos como funciona uma devolução. Depois de inserir os códigos de Vendedor, assim como o código de qual a venda que será feita a devolução, selecionamos os produtos que serão devolvidos – e colocamos a quantidade a ser devolvida também. Pode ser, para ilustrar um caso específico, de um cliente que comprou um copo e outros utensílios em sua loja, porém o copo veio quebrado. Nesse caso você marcaria o copo na caixa de seleção e também colocaria a quantidade que retornará para sua empresa no campo “Quant. Devol”.
Depois, indo até a aba de “Pagamentos”, será possível finalizar a operação, inserindo formas de parcelamento, meio de pagamento, assim como o motivo da devolução:
Veja que listamos o motivo de devolução como “Mercadoria Danificada” (no caso do copo quebrado), além de colocar “A vista” e “Dinheiro” como forma de parcelamento e meio de pagamento. Ao clicar em Finalizar, é gerado financeiro do produto devolvido e o cliente fica com saldo igual ao valor do produto devolvido. Você ainda pode gerar um vale-compra desse valor, caso seu software esteja configurado com essa opção.
Importante dizer que você pode personalizar os motivos de devolução, com quantos desejar inserir.
Troca
Seu cliente, outro dia, trouxe um produto que deseja trocar, não devolver. E agora? O processo é quase o mesmo do que foi mostrado acima. A única diferença é que após escolher vendedor e Venda/OS, e selecionar itens e quantidades que serão devolvidos, será necessário ir até a aba de “Troca” e escolher quais os produtos que o cliente escolheu para levar no lugar, bem como as quantidades deles:
Depois de INCLUIR os produtos, bastará ir até a aba de “Pagamentos”, inserir formas de parcelamento e modalidade de cobrança e finalizar a operação. Caso haja um valor positivo ou negativo de diferença entre os produtos trocados, será gerado financeiro do mesmo automaticamente:
Como o valor dos produtos trocados deu no mesmo, o valor ali ao lado fica zerado. Agora é só clicar em finalizar e encerrar o processo.
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