Pix saque e Pix troco em funcionamento desde o dia 29/11

.

O Pix passou a ter disponível as modalidades de saque e troco, por conta da alteração de regulamentação, ocorrida no dia 26 de Novembro. Sendo assim, conforme era previsto, a partir do dia 29 do último mês as alterações passaram a valer de forma generalizada.

É importante frisar que essa opção deverá ser implementada, sobretudo por estabelecimentos comerciais, redes de autoatendimento e instituições financeiras. Outro ponto a ser destacado é que não haverão tarifas nessas modalidades, em até 8 transações mensais para pessoas físicas.

Como funciona o Pix Saque e o Pix Troco?

Pix saque

No Pix Saque, os clientes poderão fazer o resgate de dinheiro das contas, desde que a instituição seja participante do sistema de pagamento. O procedimento poderá ser realizado em estabelecimentos comerciais credenciados e nas redes de caixas eletrônicos.

Em lojas, o procedimento é bem simples: deverá ser feito o pix para o dono da loja e, após isso, com a leitura de um QR Code conseguirá receber o dinheiro como saque do serviço.

Pix Troco

Dentro do Pix Troco a lógica de funcionamento é semelhante. Só existe uma diferença, e ela se dá porque o saque de dinheiro em papel-moeda poderá ser feito quando uma compra é realizada no estabelecimento. Então, o pix será contado no valor total (compra+saque).

Outras condições

Existirão dois tipos diferentes de limitações nos valores das transações. Primeiramente nas que forem realizadas durante o dia, as quais terão um limite de R$ 500. Já no período noturno, que vai das 20h até às 6h, o valor cai para R$ 100. Interessante frisar que as instituições ainda poderão definir até valores menores nesses casos, visando diminuir riscos de roubos, aumentando a segurança dos clientes.

Essas mudanças visam trazer ao cidadão brasileiro mais acessibilidade e possibilidades diferentes de acesso ao dinheiro físico, já que os saques poderão ocorrer em diferentes estabelecimentos.

Por fim, um convite!

Inscreva-se no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, trazemos dicas diárias de software, gestão de empresas e MUITO mais, assim como você viu hoje. Confere aí, tenho certeza que não vai se arrepender! Valeu e um abraço.

Fonte: Tecmundo