Dica do dia: como inativar cadastro de cliente que não compra há mais de 1 ano?

Imagem: Freepik/Racool_studio

.

Todos os dias você realiza orçamentos, vendas, condicionais e vê um monte de cadastros de clientes que não compram faz um bom tempo no seu estabelecimento comercial. Isso quer dizer uma coisa: esses cadastros constam como “ATIVOS”, mas na realidade só estão ocupando espaço na sua lista e te atrapalhando.

Por isso, na dica de hoje vamos te ensinar a como inativar, de uma só vez, todos os cadastros de clientes que nunca mais compraram de você.
Antes de tudo, porém, te convidamos para se inscrever no nosso canal do Telegram, clicando aqui. Nele, vamos te trazer dicas diárias de software, internet, gestão de empresas e mais. Confere aí, não vai se arrepender. Agora, vamos ao essencial.

Com o MyCommerce aberto…

Vamos até o menu de “Consultas > Clientes e Fornecedores” e selecione a opção “Clientes e Fornecedores Inativos”:

Depois disso, outra tela se abre. Nela será possível utilizar vários filtros para pesquisar clientes, mas os principais são estes: que não compraram, estão com contas atrasadas, e que não pagaram duplicatas:

Após selecionar as opções principais, há um outro filtro muito importante, que é o de “tempo”. Aí depende da sua visão sobre os cadastros que devem ser inativados: aqueles que não compram/estão com contas atrasadas há mais de meio ano, há um ano, ou outro período:

No caso acima determinamos que o período será de 365 dias. Além disso, marcamos a opção “Sem Compras”, isto é, juntando todos os filtros que escolhemos, todos os cadastros de clientes que não compram há mais de um ano (365 dias) serão inativados. Porém, para isso, é importante que na parte de baixo da tela seja marcado o filtro “Inativar” e, com isso, o usuário clique no botão de “Executar”:

Um aviso de extrema importância: a inativação em massa não pode ser desfeita, por isso é importante que você tenha certeza de todos os cadastros de clientes que, de fato, estão sendo inativados. Se assim for, clique em “Sim” na tela de confirmação:

O processo, então, estará completo. Você conseguiu desativar todos os cadastros de clientes de acordo com as opções selecionadas. Abaixo, deixamos um vídeo de como efetuar esse processo, em passo-a-passo, caso tenham restado dúvidas.