Vendem apenas os produtos que os clientes sempre pedem e que você tem uma margem apertada?
Não oferecem os produtos novos ou produtos que sua empresa tem uma margem melhor?
Bom se você se identificou com algumas das 3 frases acima, não se preocupe, isso é bem comum de ser visto no ramo de distribuição.
Normalmente as distribuidoras tem um mix de produtos grande, isso dificulta um pouco vendedor de lembrar de oferecer o mix completo para seu cliente, mas isso normalmente tem um erro na estratégia do negócio!
Vou ser bem objetivo nos erros e também já falar a solução de motivos que podem fazer seu time de vendedores estarem desmotivados.
1 – O mesmo percentual de comissão para todos os produtos.
Percentual de comissão é algo que mexe com o bolso do Vendedor, então o que você precisa fazer é ter um % de comissão mais baixo em produtos onde sua margem é baixa e seus clientes sempre compram, ou seja, naquele produto que se vende sozinho, e ter uma percentual de comissão maior em produtos que tem uma margem maior, mas precisa que o vendedor ofereça para seu cliente.
E claro, não ter apenas 2 (duas) linhas de comissão, você pode ter várias linhas de comissão, isso deixa seu negócio mais dinâmico.
2 – Sistema de pedidos com pouca informação
Seu vendedor tem que ter um software de força de vendas ágil e com informações importantes, não adianta nada um sistema no celular onde o vendedor tenha que pegar e ficar olhando o grupo do WhatsApp para ver os lançamentos e as ofertas em seu mix de produto.
Com APP certo, seu vendedor tem todos os produtos que são lançamentos em seu mix, produtos que não tinham mais em estoque e chegaram, produtos em ofertas e além de saber o mix de produtos que seu cliente costuma comprar.
Com o recurso de Mix, seu vendedor sabe os produtos que seu cliente compra, se ele ver o que ele tem estoque, já pode até sugerir a nova compra com base nas vendas por essas informações, tornando a venda mais consultiva.
Agora se sua empresa ainda efetua pedido em papel ou planilha de excell ae não preciso nem falar que está na hora de modernizar!
3 – Engessamento de decisões
Sim, engessamento, seu vendedor para poder bonificar ou dar um desconto adicional um cliente que compra muito com ele, precisa ligar para sua empresa pedindo autorização e pegar todos de bom humor para conseguir agradar o cliente?
Isso é algo que deixa os negócios difíceis, preços tabelados sem muita margem para mexer e nenhum poder de decisão.
Você precisa contar com um sistema que tenha a opção de Conta Flex.
Mas o que é Conta Flex???
Bom deixa lhe explicar, a conta flex é uma conta corrente do vendedor, onde mensalmente você informa um valor que ele
pode dar de desconto adicionais ou bonificações a sua carteira de clientes, conforme suas decisões, e ainda, quando um vendedor vende um produto acima do preço tabelado a diferença vai para sua conta flex, da mesma forma se vender abaixo do preço tabelo é descontado da sua conta flex, uma conta corrente, onde ele vai saber que o desconto ou acréscimo que ele der vai influenciar na sua conta corrente.
Muitas empresas utilizam ainda o atrelamento de metas a conta flex, onde, ao vendedor atingir a sua meta, recebe o saldo da sua conta flex caso seja positivo.
Se você é um cliente da Visual Software e ainda não utiliza alguma dessas estratégias, chama nosso suporte que vamos lhe explicar como utilizar.